Dirigindo bem: 10 dicas que vão ajudar você a ser um bom motorista

Você já se perguntou se está dirigindo bem? Apesar de aprendermos todo o processo na autoescola, na maioria das vezes, é a rotina que vai garantir mais confiança e liberdade para pegar no volante.

Para te ajudar, no texto de hoje do blog da Automax, listamos 10 dicas para você dirigir bem. Confira!

 

10 dicas para ter certeza de que você está dirigindo bem

 

1. Conheça o seu carro

Acima de tudo é importante conectar-se com o carro muito além das inovações, como a central multimídia.

Isso porque nenhum veículo é igual ao outro. Seja pela elevação do pedal de embreagem, torque do motor, controle do volante, entre outros fatores.

Ao longo do tempo esses pequenos detalhes tornam-se imperceptíveis e transformam-se naqueles segredos que só o dono sabe.

Nesse sentido, ao trocar ou comprar um veículo novo, tire um dia mais tranquilo para rodar com ele, suba alguns aclives para testar o controle de embreagem, desbrave os acessórios, etc.

 

2. Configure os espelhos retrovisores

Assim como os automóveis são diferentes, cada condutor tem uma forma para se encaixar confortavelmente no veículo.

Por isso, antes de iniciar a viagem ajuste os bancos e, principalmente, os espelhos retrovisores.

Em termos gerais, podemos dizer que eles servem como “olhos nas costas” e diminuem consideravelmente os pontos cegos do veículo. Confira como ajustar cada retrovisor:

  • Retrovisor do motorista: sente-se ao volante e ajuste o espelho para que você mal possa ver a borda do seu veículo;
  • Vidro retrovisor do passageiro:  incline a cabeça sobre o console central e ajuste novamente o espelho para que você mal consiga ver a lateral do veículo;
  • Retrovisor interno: conforme os retrovisores laterais expandem a visão para o trânsito, ajuste o retrovisor interno para visualizar toda a traseira do automóvel, mais especificamente na direção do vidro traseiro.

Vale destacar que para dirigir bem é essencial olhar para os espelhos retrovisores continuamente durante todo o trajeto.

 

3. Mantenha a revisão em dia

A próxima dica para dirigir bem é manter os cuidados e a revisão do seu veículo em dia.

Acima de tudo, a revisão do carro deve ser feita regularmente para ter a certeza de andar na estrada e no trânsito com o máximo de segurança.

Ao mesmo tempo, os cuidados com o carro são essenciais para manter a qualidade e eficiência do veículo, bem como estender a vida útil do seu companheiro de quatro rodas.

A revisão te dá mais confiança e garante que você dirija bem com tranquilidade.

 

4. Obedeça as regras de trânsito

Apesar de soar óbvio com o passar dos anos muitos motoristas ignoram algumas regras de trânsito.

Seguir o limite de velocidade, usar o cinto de segurança, dar preferência ao pedestre são apenas alguns deles.

Além de proteger a sua vida e a dos outros motoristas, seguir as regras de trânsito é um dos pilares para que você dirija bem e fique longe das multas.

 

5. Evite distrações

Inclusive, umas das regras de trânsito que vem sendo ignorada pelos motoristas é evitar as distrações no volante, impactando no número de acidentes no trânsito.

Segundo um levantamento canadense com condutores que sofreram acidentes, 99,7% dos entrevistados reconheceram ter tido distrações ao volante no período de 12 meses anteriores às respostas do questionário.

As distrações mais comuns incluíam conversar com um passageiro do carro, ouvir ou ajustar o rádio, distrações fora do veículo, “sonhar acordado” e usar dispositivos móveis.

 

6. Deixe uma margem de segurança

Manter uma distância em que seja possível ver o veículo da frente por inteiro é uma das principais atitudes para aprimorar a sua segurança e dirigir bem!

Manter uma distância em que seja possível ver o veículo da frente por inteiro é uma das principais atitudes para aprimorar a sua segurança e dirigir bem!

Essa dica para dirigir bem funciona como uma alternativa para evitar maiores problemas caso você se distraia ou em condições atípicas na pista.

Por exemplo, se você precisar frear bruscamente em um dia chuvoso, a aquaplanagem custará alguns metros na parada do veículo.

Portanto, o recomendado é manter uma distância que seja possível observar o veículo da sua frente por inteiro.

Além disso, essa atitude economiza seus freios, uma vez que as paradas mais leves consomem menos a peça.

– Leia também: Freios de carro: tipos, características e cuidados necessários

 

7. Conte com os recursos e acessórios do carro

Com as constantes inovações do mercado automobilístico, é importante estar sempre antenado aos itens que certifiquem que você está dirigindo bem.

Entre os principais acessórios para turbinar o seu veículo podemos destacar a câmera de ré, um equipamento que simplifica muito o dia a dia do motorista.

A partir da instalação de uma câmera na parte traseira do veículo, ao acionar a marcha ré, o condutor consegue observar as imagens da câmera no painel.

O item auxilia muito na realização de manobras por oferecer um maior campo de visão na parte de trás do automóvel e, consequentemente, aumenta a confiança dos motoristas.

 

8. Cheque as condições climáticas da região

Não é segredo que as chuvas podem tornar a condução muito mais difícil e até perigosa.

Além de aumentar o tempo de respostas nas frenagens, conforme citamos anteriormente, as chuvas fortes podem causar enchentes e colocar em risco todo o funcionamento do veículo.

Por isso, antes de sair, verifique as condições climáticas e, se não se sentir seguro para dirigir bem, chame um táxi ou carro de aplicativo.

– Leia também: Carro no frio: quais os cuidados necessários?

 

9. Cuide de você

Para ter a certeza de que você está dirigindo bem, é imprescindível sentir-se bem com você mesmo.

Assim sendo, dirigir sob influência de álcool, entorpecentes ou com sono interfere na sua cognição e resposta a estímulos, colocando a sua vida e a de outras pessoas em risco.

Nem precisamos dizer que isso fere as leis de trânsito e é considerado uma infração gravíssima, com aplicação de multa e apreensão do veículo.

Além disso, o ato de dirigir sob influência leva à abertura de um processo de suspensão do direito de dirigir.

 

10. Dirija

Por último, confirme que você está dirigindo bem de uma forma simples: dirigindo!

À medida que você conhece o seu carro, as regras de trânsito e aproveita o momento na direção, fica cada mais fácil dirigir bem.

Entretanto, para alguns motoristas novatos, alcançar a confiança para enfrentar o trânsito pode levar tempo.

Por isso, tenha paciência. Se você se sentir bem, convide um amigo motorista para dar uma volta e passar algumas dicas.

 

Automax: você dirigindo bem com o seu Fiat!

Gostou das nossas dicas? Temos certeza que os passeios e viagens serão mais divertidos e seguros.

Agora, se você ainda não conquistou o sonho de ter um veículo para curtir os momentos na estrada com mais segurança, estamos aqui para te ajudar!

A Automax é a concessionária Fiat mais premiada no Brasil! Há mais de 40 anos em Belo Horizonte, destacando-se pela inovação, pela excelência de atendimento e busca constante na qualidade interna e externa.

Agende já o seu test drive e converse com um de nossos especialistas pelo WhatsApp!

Ofertas Automax

– Leia também: Ergonomia veicular: guia completo para o bem-estar e conforto do motorista