Revisão de carros: qual a sua importância e quando fazê-la?

Revisão de carros

Você é o tipo de motorista que sempre deixa a revisão para depois? Saiba que essa deveria ser a sua prioridade para a sua segurança, da sua família e demais usuários das vias que trafega. Além disso, o procedimento tem impacto direto no seu bolso. Sim, fazer a revisão periódica no seu veículo vai te ajudar a economizar. Isso porque é por meio dela que são identificados e sanados pequenos problemas, antes de causar algum grande defeito no carro. Confira agora tudo o que precisa saber sobre a revisão de carros.

Periodicidade

A revisão automotiva deve ser feita a cada 10 mil quilômetros rodados ou de seis em seis meses. Optando sempre pelo que acontecer primeiro. Além disso, você, motorista, pode procurar por esses serviços sempre que sentir que algo não vai bem com o veículo.

Mesmo os carros que ficam muito tempo parados precisam passar pelo procedimento. Isso porque alguns itens precisam ser substituídos, independentemente da frequência de uso, como é o caso do óleo. Além disso, antes de pegar estrada é sempre recomendado fazer um check up para evitar transtornos e acidentes no trajeto.

Benefícios

Um dos principais benefícios de fazer a revisão periodicamente é evitar acidentes e transtorno do carro quebrar na estrada, por exemplo. Além disso, poupa-se dinheiro porque a revisão antecipa possíveis problemas e evita a inutilização do veículo e necessidade de reparos ainda maiores e mais dispendiosos.

Tipos de revisão

Assim como nós precisamos fazer um check up com o médico, o seu carro precisa ter todos os aspectos avaliados por um profissional competente para que esteja em pleno funcionamento. Assim, garante-se o máximo desempenho do veículo. Mas nem toda revisão avalia os mesmo aspectos, já que existem diferentes tipos desse procedimento. Confira:

Corretiva

A revisão corretiva é necessária quando não se faz as demais. Isso porque algum problema repentino irá surgir e impossibilitar o uso do carro. Dessa forma, ele precisará passar por um mecânico para fazer os reparos.

Preditiva

A preditiva é uma revisão que antecipa possível danos que o carro possa vir a ter. Nesse tipo de revisão são observados 4 aspectos: vibrações de volante e caixa de motor, óleos, estado das superfícies e toda a parte estrutural.

Depois dessa análise o proprietário sabe exatamente o que no carro precisa de ajustes e manutenções. Assim, pode se programar para fazê-las e voltar a ter o carro trabalhando em seu completo desempenho.

Preventiva

Já a revisão preventiva é uma das mais importantes e baratas de um veículo. Por meio dela o profissional avalia todos os aspectos do carro para evitar problemas e gastos no futuro. A revisão preventiva averigua principalmente:

1- Suspensão.
2- Alinhamento e calibragem dos pneus.
3- Fluido de freio.
4- Troca de óleo.
5- Velas e cabos de ignição.
6- Iluminação.
7- Além de outros detalhes como ar condicionados, vidros, travas, filtros, estepes, etc.

Demais cuidados com o automóvel

Além da revisão periódica é muito importante checar sempre os níveis de água e óleo do carro, bem como fazer a calibragem dos pneus semanalmente. No manual do veículo consta o número ideal de calibragem para diversas condições seja na estrada ou na rua; com o carro cheio ou vazio.

Se o seu veículo é um seminovo, os cuidados devem ser redobrados para a garantia de pleno funcionamento. Isso porque não se sabe quais eram os hábitos do condutor anterior e isso pode interferir no desempenho do carro

Cuide do seu veículo

Depois de ter lido todo artigo, pense: qual foi a última vez que visitou o mecânico para a revisão? Tem mais de seis meses? Já rodou mais de 10 mil quilômetros? Garanta a saúde do seu veículo e a segurança da sua família e usuários de vias, agende a sua revisão agora mesmo.

Ajuda? Chat via WhatsApp