Ergonomia veicular: guia completo para o bem-estar e conforto do motorista

Antes de tudo, você já pensou que cada botão do seu carro tem um motivo para estar lá? Pois é, esse é um dos detalhes pensados para a ergonomia veicular.

A localização de botões mais utilizados, como os vidros e volume do rádio, foi estabelecida para que o motorista não precise se inclinar para alcançá-los.

Assim, uma boa ergonomia no carro ajuda a melhorar o conforto e a eficácia da sua direção, além de prevenir lesões por esforço e acidentes no trânsito.

Para te ajudar a conhecer mais sobre esse tema tão importante, no texto de hoje do blog da Automax, vamos falar sobre os seguintes pontos:

  • O que é ergonomia?
  • Do que se trata a ergonomia veicular?
  • Qual a importância da ergonomia veicular?
  • Dicas para melhorar a ergonomia para motoristas
  • Conquiste o seu carro ergonômico na Automax Fiat!

 

O que é ergonomia?

A princípio, a ergonomia é uma ciência aplicada que trata sobre a interação do homem com o ambiente.

Ou seja, esse processo busca projetar ou organizar locais de trabalho, produtos e sistemas para que eles se ajustem às pessoas, reduzindo o desconforto e evitando problemas de saúde.

Só para exemplificar, no ambiente de trabalho, é comum as indicações para sentar com as costas encostadas na cadeira e manter uma distância mínima do monitor.

No entanto, a ergonomia para motoristas é ainda mais necessária, uma vez que os efeitos do movimento e da vibração do veículo impactam a coluna, os músculos e até mesmo no bem-estar emocional.

 

Mas então, do que se trata a ergonomia veicular?

A ergonomia veicular busca proporcionar a melhor experiência a bordo, sempre prezando o bem-estar e saúde dos condutores.

A ergonomia veicular busca proporcionar a melhor experiência a bordo, sempre prezando o bem-estar e saúde dos condutores.

Nesse contexto, a ergonomia veicular é a aplicação de um design inclusivo e de funcionalidades que beneficiem o bem-estar do motorista.

De uma maneira geral, o trabalho de ergonomia no carro começa bem antes do modelo ser lançado oficialmente.

Isso porque, durante o desenho e a construção do projeto, designers e engenheiros realizam estudos e testes a fim de proporcionar a melhor experiência de uso e total segurança e saúde para os motoristas.

 

Qual a importância da ergonomia veicular?

A importância da ergonomia veicular é garantir que cada detalhe do veículo proporcione benefícios funcionais para o seu bem-estar.

Entretanto, a maioria dos condutores acaba esquecendo de como manter uma boa ergonomia no carro, ocasionando lesões principalmente na coluna e nos músculos.

Entre as consequências mais comuns associadas à condução estão:

  • Estresse corporal;
  • Distensões no pescoço;
  • Cãibras nos pés;
  • Dor ou tensão na coluna, joelho e ombros.

Além de causar lesões relacionadas à postura, a má ergonomia aumenta a fadiga, cansaço e, consequentemente, a falta de atenção.

Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), nos últimos 5 anos, mais de 215.401 dos acidentes catalogados tiveram como causa principal ou secundária questões relacionadas à condição de saúde dos motoristas como fadiga, stress, cansaço, déficit de atenção ou comprometimento do raciocínio.

Fiat Pulse x VW Nivus

 

Dicas para melhorar a ergonomia veicular

Apesar de envolver uma série de estudos, pesquisas e testes, a ergonomia veicular perfeita muda de motorista para motorista e de carro para carro.

Por exemplo, quem busca o SUV da Fiat, o Fiat Pulse, espera maior altura do solo e espaço interno.

Enquanto isso, os modelos hatches da Fiat, como o Fiat Argo, popularmente conhecidos por serem mais compactos, são a preferência para quem quer transitar no dia a dia com agilidade.

Nesse sentido, um condutor mais alto e que preze pelos momentos de lazer em família, certamente encontrará todo o conforto e ergonomia que precisa no SUV.

Por isso, a nossa primeira dica é conhecer mais o seu carro e configurá-lo de acordo com as suas necessidades.

Ao mesmo tempo, listamos 5 pontos para aprimorar a ergonomia no carro. Confira abaixo:

 

1. Ajuste os bancos

Conforme as indicações no trabalho, o primeiro passo para a ergonomia veicular é sentar-se com as costas ajustadas por inteiro no encosto do banco.

Apesar de ser possível regular o encosto do banco conforme o seu desejo, o recomendado é manter as costas reta e com uma ampla visão da estrada.

Além disso, a posição do banco influencia na movimentação dos joelhos, da perna, dos braços e dos ombros.

Portanto, ajuste-o de forma que as pernas fiquem sem flexionadas, entre 100 a 120 graus, e que você não precise dobrar para alcançar o volante.

 

2. Regule o volante

Com as constantes inovações no mercado automobilístico, a maioria dos carros permite regular o volante em relação a profundidade, inclinação e altura no painel.

Para uma boa ergonomia veicular, o ajuste deve levar em consideração três pontos:

  • O motorista precisa visualizar o painel do veículo sem a necessidade de dobrar a cabeça;
  • Os pulsos devem ficar posicionados confortavelmente sob o volante;
  • O ideal é que os ombros fiquem retos durante a condução.

 

4. Ajeite os espelhos retrovisores

Os espelhos retrovisores são itens essenciais para a segurança do motorista, uma vez que facilitam a visualização dos outros carros ao redor.

No entanto, a ergonomia veicular exige que os condutores não façam esforço para checá-los ao longo do trajeto.

 

5. Faça pausas

Além da má postura e tensão nos músculos, passar horas no trânsito cobra muito da nossa paciência e bem-estar emocional.

Desse modo, se você costuma dirigir por muito tempo, a recomendação é dar uma pausa, em média, a cada duas horas de condução.

Essa atitude faz o sangue circular pelo corpo, promovendo relaxamento dos músculos e um descanso mental.

 

6. Visite o médico

Conforme citamos anteriormente, muitos motoristas não sabem ou simplesmente ignoram as recomendações de ergonomia no carro.

Como resultado, a má postura ou estresse constante podem ocasionar problemas sérios de saúde, como as doenças musculoesqueléticas.

Por isso, visite o médico regularmente, mesmo na ausência de sintomas, e garanta uma boa ergonomia veicular e um trânsito mais seguro.

 

– Leia também: Dirigindo bem: 10 dicas que vão ajudar você a ser um bom motorista

 

Conquiste o seu carro ergonômico na Automax Fiat!

Gostou das nossas dicas? Temos certeza que conhecer mais sobre a ergonomia veicular vai te proporcionar passeios e viagens mais seguros e saudáveis.

Agora, se você ainda não conquistou o sonho de ter um veículo para curtir os momentos na estrada, estamos aqui para te ajudar!

A Automax é a concessionária Fiat mais premiada no Brasil! Há mais de 40 anos em Belo Horizonte, destacando-se pela inovação, pela excelência de atendimento e busca constante na qualidade interna e externa.

Além disso, com o apoio de uma equipe de especialistas. Clique no banner e converse com a gente pelo WhatsApp!

Fale com o WhatsApp da Automax