Freios de carro: tipos, características e cuidados necessários

freios de carro

Disc brake of the vehicle for repair, in process of new tire replacement. Car brake repairing in garage.Suspension of car for maintenance brakes and shock absorber systems.Close up.

Os freios de carro são considerados os itens mais importantes para a segurança dos motoristas no trânsito.

Apesar disso, muitos condutores não se preocupam com a manutenção preventiva e pecam ao deixar essa peça tão essencial sem os devidos cuidados.

De acordo com levantamento da Polícia Rodoviária Federal, de 2017 a 2019 mais de 12 mil acidentes de trânsito foram consequência de defeitos mecânicos.

De maneira geral, a manutenção é feita a cada seis meses ou a cada dez mil quilômetros rodados e garante o funcionamento de itens essenciais e que podem se desgastar com o tempo, como o óleo do freio, por exemplo.

Além disso, todos os carros possuem, pelo menos, dois tipos de freios diferentes e que demandam certa atenção no dia a dia para preservar o sistema e manter a segurança no trânsito.

Você conhece todos os tipos de freios de carro? Então, confira no texto de hoje do blog da Automax quais são eles, suas principais características e os cuidados que você deve ter para evitar problemas.

Quais são os tipos de freios de carro e suas características?

A princípio, os carros possuem dois tipos de freios de serviço, aqueles que param o veículo durante a condução: o freio a disco e o freio a tambor

Além disso, a maioria dos automóveis contam com freios de estacionamento e freios ABS, que servem como um suporte para situações mais emergenciais.

Dessa forma, conhecer os diferentes tipos de freios é a melhor alternativa para ficar mais atento aos cuidados com esse item de segurança.

Freio a tambor

O freio a tambor consiste em um tambor preso na parte interna das rodas que é ativado de maneira hidráulica.

De maneira geral, quando o pedal do freio se contrai, a pressão hidráulica pressiona duas placas (também conhecidas como sapatas) contra o tambor de freio. Isso cria atrito e faz com que o veículo diminua a velocidade até parar.

Freio a disco

Assim como os freios a tambor, a atuação do freio a disco compreende um rotor (peça giratória) que é ligado diretamente às rodas dianteiras

A semelhança entre os modelos vai além: ambos são ativados de forma hidráulica e utilizam o sistema para frear o veículo de forma gradual até que pare.

Em síntese, a pressão hidráulica do cilindro mestre faz com que uma pinça aperte as pastilhas dos dois lados do rotor para que o veículo diminua a velocidade e pare.

Freio de estacionamento

Também conhecido como freio de emergência ou freio de mão, esse item é de extrema importância para a plena segurança e confiança dos condutores com os veículos.

Apesar de receberem o nome popular de “freio de mão”, graças ao seu acionamento manual, atualmente existem tipos diferentes de freios de emergência:

  • uma alavanca entre o motorista e o passageiro;
  • um terceiro pedal;
  • um botão ou alavanca perto da coluna de direção;
  • entre outros.

Movido por cabos que aplicam pressão às rodas de maneira mecânica, este sistema funciona independente dos freios de serviço. Eles são usados ​​para manter um veículo parado quando estacionado e ​​em situações de emergência.

Freio ABS

Desde o dia primeiro de janeiro de 2014, os freios ABS se juntaram aos airbags duplos como itens obrigatórios para todos os carros vendidos ou fabricados no Brasil.

Por meio de sensores, o sistema monitora o acionamento dos freios repentinamente. Assim, ele realiza o travamento de uma ou mais rodas a fim de evitar derrapagens. 

Quais os cuidados necessários com os freios de carro?

Como dito anteriormente, a revisão e manutenção periódica são as melhores formas de garantir que todos os itens de segurança do seu carro estão em dia.

No entanto, algumas dicas podem te ajudar a estender a qualidade e vida útil dos freios do seu veículo: 

  1. Faça a revisão periódica a cada seis meses ou a cada dez mil quilômetros rodados;
  2. Verifique o fluido de freio regularmente – se o fluido estiver mais escuro, é a hora de trocá-lo;
  3. Ouça atentamente os barulhos no seu carro – um ruído metálico ou um som muito agudo ao acionar os freios indicam um sinal de alerta. Leve o seu carro a uma oficina o quanto antes;
  4. Evite frear bruscamente – a pressão sobre os freios leva ao desgaste das pastilhas rapidamente.
  5. Invista em peças originais do seu veículo –  freios bons e confiáveis podem custar um pouco mais, mas farão a diferença no longo prazo em termos de eficiência, segurança e durabilidade.

Leia também: Pastilhas de freio: como identificar e evitar os desgastes

Cuidados com os freios de carro e com a sua segurança é na Automax Fiat! 

Agora que você conhece tudo sobre os freios de carro, não descuide da manutenção do seu veículo. 

Uma vez que o carro precisa de um funcionamento pleno de todos os sistemas para oferecer segurança e conforto, mantenha a revisão do seu veículo em dia, dirija com cuidado e garanta o seu bem-estar e dos demais condutores e pedestres.

Ao identificar qualquer problema em seus freios, não perca tempo em agendar sua revisão com a Automax

Com um atendimento de excelência e serviços reconhecidos pela sua extrema qualidade, nossa equipe de especialistas está à disposição para ajudar você e o seu veículo. Converse com a gente pelo WhatsApp!