Antifurto veicular: principais sistemas e suas funções

Estar atento à segurança do automóvel acaba sendo uma tarefa essencial. Isso porque os roubos, que já eram recorrentes, aumentaram no período de pandemia, de acordo com uma pesquisa da Smartia. Por conta disso, os sistemas de antifurto veicular são mais do que essenciais na prevenção a esse tipo de crime.

Nesse sentido, abaixo, vamos apresentar os principais sistemas e suas funções. Você vai poder ter uma noção melhor de como proteger o seu automóvel! Boa leitura!

Conheça os principais sistemas

Alarmes

Provavelmente esse é o primeiro dispositivo que as pessoas pensam quando o assunto é a prevenção a furtos. Eles são muito populares, pois podem ser usados em diversos bens e variam de preço. Ou seja, tem baixo custo e alta efetividade. Seu bolso agradece!

O funcionamento é simples: o alarme emite um alto ruído sonoro quando algo de errado ocorre com o carro. Pode ser uma batida, tentativa de abrir alguma porta ou janela e, em alguns casos, até uma movimentação muito próxima na área externa. 

Além disso, ele pode ser integrado a um sensor de movimento. Dessa forma, amplia sua capacidade e age com mais efetividade.

O objetivo do alarme é chamar a atenção das pessoas para o acontecimento, o que também pode intimidar quem está cometendo a ação criminosa. Alguns tipos de alarmes para carros são: volumétrico e perimétrico.

Bloqueadores

Caso alguém consiga entrar no seu carro e dar partida, nem tudo estará perdido. O bloqueador é capaz de cortar o funcionamento da bomba de combustível e da parte elétrica. Isso significa que, na tentativa de roubo, o carro vai travar e não sairá do lugar. Assim, a pessoa que estiver tentando furtar não irá muito longe. 

Localizadores

Um outro sistema de antifurto veicular fundamental é o localizador. Ele é ativado se o seu carro for levado e auxilia na descoberta do paradeiro do automóvel. Para utilizar essa função, você pode adquirir com uma empresa especializada ou comprar de forma independente. Enfim, depende da sua prioridade.

Rastreadores

Este é parecido com o anterior, mas com uma atuação mais avançada. Isso porque ele registra os movimentos e localização do carro a todo momento, mesmo antes de alguma ocorrência

O rastreamento é feito por GPS, o que significa que você consegue acompanhar por meio de qualquer aparelho móvel, como celular ou tablet. Dessa forma, tem como monitorar toda a trajetória do automóvel furtado e recuperá-lo mais rapidamente.

Travas para volante

Basicamente, é um mecanismo posicionado nos freios e no volante. Ele é um dos itens de segurança antifurto veicular mais simples de conseguir e ainda possui baixo custo. Além disso, é possível economizar mais instalando você mesmo, o que não representa nenhum problema, já que a instalação é bem fácil. E qualquer um com intenção de roubar vai pensar duas vezes quando vir a trava.

Chaves codificadas

Esse tipo de chave conta com um pequeno chip em seu interior que é responsável por gerar combinações únicas em pequenos intervalos de tempo. Os códigos variam de acordo com a central instalada no veículo. Desse modo, só acontece reconhecimento se a chave certa estiver sendo utilizada. 

A mesma lógica é aplicada a um acesso de conta bancária por meio de geradores de senha, onde tem que ter sincronia entre o código gerado e aquele que se espera. Para reforçar ainda mais, em adição à combinação eletrônica, a parte metálica precisa ter o formato certo. Igualmente a uma chave normal. Isso significa o dobro de proteção!

Veja as vantagens de adquirir um antifurto veicular

O papel de um sistema de antifurto para carros é dificultar o roubo ou furto. Afinal, esse é um bem muito importante, que exige um investimento considerável, e precisa ser protegido. A adesão desses dispositivos fica mais atraente com o fato de ajudar a conseguir um seguro com valor mais barato. 

Lembre-se: mesmo com o antifurto para carro, contratar um seguro é essencial para a proteção do patrimônio.

Outras vantagens são:

  • alguns possuem conexão com aparelhos móveis;
  • originalidade e aparência do carro conservadas;
  • consciência tranquila ao estacionar na rua;
  • sigilo total de informações de localização;
  • variedade de preços.

Neste artigo, ficou clara a importância de investir nesse tipo de sistema. Mesmo que o valor possa parecer alto no começo, lidar com o prejuízo decorrente de um roubo sai mais caro.

Para escolher o melhor, a dica é avaliar bem o seu veículo e conhecer as opções e marcas de antifurto veicular que o mercado oferece. A combinação de diferentes equipamentos aumentará sua segurança e controle do seu veículo. 

Quer ficar por dentro das novidades e ter mais dicas para a segurança do seu carro? Continue acompanhando nosso blog!