Cuidados com o carro: dicas importantes para manutenção e conservação

cuidados com o carro

Photo of a satisfied young man polishing his car with microfiber cloth.

Os cuidados com o carro são essenciais para manter a qualidade e eficiência do veículo, bem como estender a vida útil dos seus acessórios e do próprio veículo.

No entanto, muitos motoristas esquecem que os carros demandam atenção e, assim, deixam alguns simples cuidados de lado. 

Pensando nisso, elencamos dicas de cuidados com o carro, tanto na parte de conservação quanto de manutenção, para que você possa aproveitar muitos dias com o seu veículo com o máximo de conforto e segurança. Confira!

 

Cuidados com o carro: dicas de conservação

Mantenha seu carro limpo

De antemão, a sujeira acumulada pode ocasionar fungos, bactérias e vírus que prejudicam a nossa saúde, afetando a nossa imunidade.

Ainda mais nos automóveis que ficam expostos ao calor e ao frio estragando os produtos com uma maior velocidade

Por isso, lavar o carro com frequência é a melhor forma de evitar a proliferação desses agentes nocivos ao nosso bem-estar. Além do mais, dirigir o seu carro limpinho é uma verdadeira maravilha! 

Não deixe o carro parado por muito tempo

“Um carro dá mais problema parando do que andando.” Essa frase é muito conhecida entre os motoristas e, ao contrário do que alguns pensam, é uma afirmativa verdadeira. 

Isso porque, quando não utilizamos o carro regularmente, líquidos importantes como o combustível e o óleo envelhecem e, consequentemente, afetam outras partes do automóvel. 

Do mesmo modo é comum que os óleos presentes no motor do carro se oxidem e percam suas propriedades. 

Além disso, a bateria também é afetada pela falta de uso e acaba se esgotando, pois mesmo com o carro desligado é utilizada.

Dessa forma, lembre-se de tomar algumas precauções:

  • Mantenha um pouco de combustível aditivado armazenado no tanque. Os  componentes presentes nesse tipo de combustível ajudam a limpar o sistema de alimentação. 
  • Mesmo parado, ligue o carro pelo menos uma vez na semana e deixe-o ligado por 20 minutos. Se possível, caminhe pelo bairro com o veículo para que as rodas também mudem de posição e os sistemas sejam lubrificados.

Procure guardá-lo em uma garagem

Uma das nossas dicas de cuidados com o carro e que também oferece mais segurança para você e sua família é guardar o veículo em uma garagem.

Além de mais proteção, você evita que ele fique exposto às intempéries do tempo que prejudicam a pintura do automóvel, bem como o acúmulo de poeira do asfalto que pode arranhar os vidros e a pintura. 

Por isso, caso precise deixar seu veículo parado fora de uma garagem, fortaleça a segurança e crie uma rotina para limpá-lo semanalmente para evitar o desgaste no visual.

Atenção ao uso da embreagem

Quem nunca esperou o semáforo abrir segurando o carro na embreagem em subidas íngremes que atire a primeira pedra. 

Apesar de ser uma prática comum, principalmente para motoristas recém-habilitados, segurar a embreagem gera um desgaste muito maior do item.

A melhor forma de conservar seu veículo é manter o carro parado pelo pedal do freio ou pelo freio de mão. Utilize a embreagem apenas ao arrancar e ao trocar as marchas.

Verifique regularmente a água e o óleo do motor

Os carros possuem um sistema de arrefecimento responsável por manter a temperatura do motor estabilizada e, assim, evitar danos em algumas peças e o consumo excessivo de combustível.

Por isso, nunca deixe de observar o nível da água no reservatório do seu carro, respeitando sempre os limites mínimo e máximo para manter o bom funcionamento do sistema.

Já o óleo é utilizado para lubrificar algumas partes do motor e, por esse motivo, é necessário a sua troca com regularidade.

Por outro lado, se o condutor não faz essa troca regularmente, poderá ocorrer falhas no sistema de lubrificação e gerar danos no interior do motor.

Mas não se preocupe, para conferir os níveis de óleo do seu veículo, basta estacioná-lo em um local plano, esperar o motor esfriar e conferir o nível por meio da marcação na vareta de óleo.

 

Cuidados com o carro: dicas de manutenção

Freios

Quando pensamos em segurança, os freios são um dos itens mais lembrados. E com razão, pois devemos sempre estar atentos ao sistema. 

Por isso, o motorista deve observar qualquer ruído para poder identificar sinais de problemas, tais como desgastes dos discos ou pastilhas. 

Do mesmo modo, ficar atento ao nível de fluido de freio, para manter o pleno funcionamento do sistema.

Bateria

Outro equipamento essencial e que merece sua atenção na hora dos cuidados com o carro é a bateria.

Em suma, ela armazena e distribui energia a todos os sistemas e acessórios do automóvel. 

Portanto, verifique se os cabos estão firmemente conectados à bateria e, para evitar que ela “arrie”, lembre-se de ligar o veículo por pelo menos 20 minutos durante a semana. 

Motor

Desde já, os motoristas sabem que o funcionamento do motor influencia diretamente na segurança e desempenho do veículo.

Nesse sentido, o seu cuidado diário é muito importante. Atente-se a qualquer barulho diferente, sinal no painel do veículo e, em qualquer presença de fumaça saindo do motor, pare o carro imediatamente. 

A revisão periódica ajuda você a descobrir um possível problema precocemente, diminuindo prejuízos muito maiores como fundir o motor e até mesmo riscos à segurança de toda a sua família.

Sistema de arrefecimento

O sistema de arrefecimento faz parte do motor do veículo e é o encarregado de refrigerar o motor do veículo. 

Por isso, verifique sempre o nível de água em seu reservatório e preencha respeitando os limites mínimos e máximos dos níveis do reservatório para a boa funcionalidade do sistema.

Além disso, ao completar o reservatório com água, o motor deve estar frio para não danificar o motor.

Óleos

O óleo faz parte da lubrificação e movimentação das peças, além de auxiliar na limpeza do motor.

Desse modo, caso o condutor não faça a manutenção periódica, poderá gerar danos no sistema de lubrificação.

Pneus

A vida útil dos seus pneus dependem de muitas variáveis, desde a escolha correta da marca, até os seus hábitos enquanto condutor.

De maneira geral, para evitar o desgaste o indicado é calibrá-los uma vez na semana e não andar com o veículo abaixo ou acima da calibragem indicada. 

 

Cuidados com o carro e com a sua segurança é na Automax Fiat! 

Agora que você conhece as principais dicas de cuidados com o carro, não descuide da manutenção do seu veículo. 

Uma vez que o carro precisa de um funcionamento pleno de todos os sistemas para oferecer segurança e conforto, mantenha a revisão do seu veículo em dia, dirija com cuidado e garanta o seu bem-estar e dos demais condutores e pedestres.

Ao identificar um dos sinais citados em seu pneu, não perca tempo em agendar sua revisão com a Automax

Com um atendimento de excelência e serviços reconhecidos pela sua extrema qualidade, nossa equipe de especialistas está à disposição para ajudar você e o seu veículo. Converse com a gente pelo WhatsApp!