Carro no frio: quais os cuidados necessários?

carro no frio quais cuidados tomar

Assim como as pessoas, o carro no frio tem uma certa “preguiça” antes de começar a oferecer toda a potência na estrada.

Só para exemplificar, no inverno, muitos motoristas assumem o hábito de esquentar o motor antes de partir com o carro.

Apesar de essa prática não ser mais necessária, uma vez que os novos modelos com injeção eletrônica realizam esse trabalho durante o próprio trajeto, ela representa um dos cuidados com o carro no frio que já fazem parte da nossa rotina. 

Nesse sentido, listamos dicas realmente eficazes para garantir o pleno funcionamento do seu veículo e a sua segurança. Confira!

Principais cuidados com o carro no frio

carro no frio exige maior cuidado com a manutenção

Além de garantir o melhor cuidado com o seu veículo, a manutenção auxilia nos desafios das estradas nos períodos mais frios.

Por exemplo, as neblinas são mais comuns no outono e no inverno, o que torna a visibilidade menor e, consequentemente, os riscos de acidente.

Da mesma forma, as gotículas de água tornam o chão mais escorregadio e dificultam as frenagens.

Por isso, é sempre importante realizar a revisão do seu carro periodicamente, bem como dirigir de maneira defensiva, respeitando as normas de trânsito e priorizando a vida.

Com toda a experiência técnica do time da Automax, listamos 6 cuidados para você cuidar do seu carro no frio. 

Observar o nível do reservatório de gasolina

Você já reparou que os carros flex tem um tanquinho na parte do motor? Você sabe para que ele serve?

O reservatório de gasolina, ou mais conhecido como tanquinho, auxilia no aquecimento do motor para partidas mais rápidas. 

Em sua maioria, os donos de carros flex optam em abastecer o veículo com etanol. No entanto, o combustível tem um baixo poder calorífico em comparação com a gasolina.

Dessa forma, as montadoras criaram um espaço exclusivo para manter um reservatório de gasolina como suporte para o motor.

Portanto, tire um tempo na sua semana para verificar o nível do tanquinho e reabastecê-lo no posto da sua confiança.

Ah! Uma dica extra é abastecer o tanquinho com gasolina aditivada de tempos em tempos. Ela contém aditivos lubrificantes e detergentes que limpam o motor e auxiliam na economia de combustível e maior potência. 

Atenção à bateria e ao ar condicionado

A princípio, o carro no frio exige mais força da sua bateria, uma vez que a falta de calor dificulta a dilatação do óleo do motor.

Logo, a carga da bateria se esgota com mais facilidade e, bem, ninguém quer aguardar o socorro mecânico em um dia gelado na estrada. 

Falando em ar gelado, com a bateria carregada, é necessário ligar o ar condicionado por pelo menos 15 minutos, uma vez na semana. Sim, mesmo nos dias frios! 

Além de evitar a proliferação de bactérias, a ativação do sistema faz com que todos os componentes do sistema permaneçam lubrificados.

Mantenha os pneus calibrados

Como citamos anteriormente, as estradas no frio geralmente ficam molhadas e, em casos de extremo frio, com pequenas camadas de gelo.

Assim, a nossa dica da vez é manter os pneus calibrados de acordo com a recomendação no manual do veículo. 

Além disso, é importante conferir se o pneu está encostando no TWI (Tread Wear Indicator) que serve como indicador de desgaste de rodagem.

Ao identificar um dos sinais de desgaste em seu pneu, não perca tempo em agendar sua revisão com a Automax!

Fique de olho nas palhetas do para-brisa e nas lanternas

Da mesma forma que o frio impacta o motor, a bateria e outros componentes internos, ele afeta as condições meteorológicas e, dessa forma, alguns cuidados precisam ser redobrados.

O primeiro ponto de atenção são as palhetas do para-brisa, uma vez que elas são essenciais para a visão do motorista no trânsito.

Nesse sentido, as lanternas são responsáveis por iluminar o asfalto e conferir uma iluminação segura do caminho e do veículo também para os outros motoristas. 

Por isso, é importante contar com uma assistência técnica especializada para avaliar todos os itens de segurança do veículo e garantir mais confiança para você! 

Conte com o apoio de uma oficina autorizada 

Uma vez que o carro precisa de um funcionamento pleno de todos os sistemas para oferecer segurança e conforto, mantenha a revisão do seu veículo em dia com uma equipe de especialistas no cuidado com o seu carro. 

Nesse aspecto, as concessionárias destacam-se por oferecer peças originais e garantir outros aspectos técnicos de acordo com o padrão de qualidade da marca. 

Só para exemplificar, nas grandes cidades é muito comum vendedores ambulantes venderem palhetas de para-brisa nos sinais. 

No entanto, o item pode ser de um tamanho menor e prejudicar a visão dos condutores em dias mais frios e chuvosos. 

Por isso, conte com a inovação, excelência de atendimento e busca constante na qualidade interna e externa da Automax Fiat

Há mais de 40 anos em Belo Horizonte, nossa equipe de especialistas está à disposição para te ajudar com mais bem-estar e conforto para a sua vida. Fale com a gente pelo WhatsApp!

banner blog da automax