Suspensão de carros: 7 cuidados que todo motorista precisa ter

suspensão de carros

A suspensão de carros é considerada um dos sistemas mais importantes para a confiança do motorista. O sistema ajuda a deixar as viagens mais suaves e auxilia o condutor no controle do veículo em estradas irregulares.

No entanto, dirigir com peças gastas pode reduzir o controle sobre o carro e afetar diretamente a segurança do motorista e dos passageiros. 

Por isso, é muito importante mantê-lo em boas condições. No texto de hoje do blog da Automax, listamos algumas dicas para te ajudar a cuidar da suspensão do seu carro.

O que é o sistema de suspensão de carros?

Em suma, o sistema de suspensão de carros auxilia na absorção de choques e impactos, como quando o veículo passa por um buraco.

Além disso, ajuda os pneus a ficarem em contato com a estrada, aumentando o atrito do pneu.

O sistema de suspensão é composto pelas molas e pelos amortecedores que ligam o chassi à roda do carro e garantem aderência ao solo, estabilidade em curvas e conforto contra obstáculos na estrada.

Em outras palavras, a cabine fica mais confortável porque fica apoiada na suspensão, que é conectada às rodas do carro. 

Assim, a carroceria fica isolada contra impactos comuns durante a condução, mesmo em estradas mal pavimentadas.

suspensao-de-carros-pecas-importantes

 

7 cuidados que todo motorista precisa ter com a suspensão de carros

Assim como outros sistemas e componentes do veículo, a suspensão sofre desgastes com o tempo.

Por isso, é muito importante realizar a revisão periódica para garantir mais segurança no trânsito.

Algumas pessoas acreditam erroneamente que a suspensão é um sistema que garante apenas um passeio suave e, portanto, esses reparos não são tão importantes quanto os itens de segurança, como o freio do veículo, por exemplo.

No entanto, ter uma suspensão ruim pode afetar muito sua capacidade de controlar o veículo, especialmente ao parar ou fazer curvas.

Pensando nisso, listamos 7 cuidados que todo o motorista deve ter para aumentar a vida útil dos componentes e ter mais conforto e confiança em seu carro.

1 – Conheça a suspensão do seu carro

À medida que os veículos vão recebendo novos componentes e acessórios para aumentar a sua performance, a suspensão de carros também passou por várias inovações.

Atualmente, é possível encontrar diversos tipos de sistema de suspensão entre os modelos. Os principais são: 

  • Eixo rígido – mais utilizado em carros antigos, este tipo de suspensão consiste em uma barra fixada no chassi e que liga as duas rodas dianteiras.
  • Macpherson – recebe o nome do seu idealizador e é mais leve em comparação ao eixo rígido. O sistema consiste em molas e amortecedores que podem ser aplicados nas quatro rodas e garantem mais estabilidade e conforto para o veículo.
  • Duplo A – também conhecido como double wishbone, é um sistema independente nas quatro rodas. Por ter um tamanho reduzido, permite versatilidade no posicionamento das molas e amortecedores, oferecendo mais conforto.
  • Multilink – é considerado o modelo de suspensão mais eficiente, com menor peso e maior versatilidade do que o sistema “duplo A”.
  • Feixe de molas –  o principal tipo de suspensão utilizado em veículos de carga. Consiste em um aprimoramento das barras de torção com materiais resistentes que absorvem mais impactos e diminui a pressão da carga pesada.

Conhecer o tipo da suspensão do seu carro possibilita um maior cuidado com o seu veículo e até mesmo facilitar a compra de um carro com uma suspensão específica que atenda às suas necessidades.

2 – Atenção aos buracos

Infelizmente, os buracos na via e o asfalto irregular são um problema comum nas rodovias brasileiras.

Por isso, a principal medida para aumentar a vida útil dos componentes da suspensão é ter uma direção defensiva e manter total atenção na estrada.

3 – Evite o excesso de peso no veículo

Todos os motoristas sabem que uma das principais regras de trânsito é dirigir com, no máximo, 5 passageiros no veículo.

Além de oferecer segurança e conforto para todos os passageiros, essa norma tem relação com o limite de peso que um automóvel consegue suportar.

De uma maneira geral, todos os carros possuem essa informação no seu manual de instruções como “indicação de peso máximo do veículo carregado”. 

A orientação deve ser seguida à risca! Uma vez que garante o pleno funcionamento do carro e evita o desgaste prematuro de pneus, suspensão, óleo e ainda aumenta o consumo de combustível.

4 – Lave as peças regularmente

Sim! Lavar as peças da suspensão e mantê-las lubrificadas é um passo essencial para que todo o sistema execute as suas funções de maneira eficiente.

Para isso, conte com uma oficina especializada e que ofereça serviço e produtos de qualidade para o seu carro.

Leia também – Cuidados com o carro: dicas importantes para manutenção e conservação

5 – Cheque a quilometragem do automóvel 

De acordo com levantamento da Polícia Rodoviária Federal, de 2017 a 2019, mais de 12 mil acidentes de trânsito foram causados por problemas na parte mecânica.

Nesse sentido, o motorista precisa fazer a revisão periódica a cada seis meses ou a cada dez mil quilômetros rodados.

Dessa forma, os mecânicos garantem o funcionamento de itens do veículo que desgastam com o tempo, como as molas e amortecedores, por exemplo.

 suspensão de carros - manutenção

6 – Faça o alinhamento e balanceamento

Outro aspecto importante do sistema de suspensão de carros são as rodas. Geralmente, elas recebem o primeiro impacto e contribuem para todo o sistema de suspensão.

Por isso, na próxima revisão periódica, faça o alinhamento e balanceamento. O alinhamento cuida para que haja uma padronização das quatro rodas, enquanto o balanceamento assegura equilíbrio na distribuição do peso do automóvel para os quatro pneus.

7 – Realize a manutenção preventiva

Nenhum motorista quer ficar a pé por um problema na parte mecânica do carro. Da mesma forma, ninguém quer ser responsável por um acidente de trânsito.

Seguindo o dito popular: “prevenir é melhor do que remediar”, realizar a manutenção preventiva é a melhor forma de evitar problemas maiores no seu veículo.

Assim sendo, o principal objetivo da manutenção preventiva é checar e garantir que todos os componentes do carro estão perfeitos para que você possa dirigir com tranquilidade.

Cuidado com a sua segurança é na Automax Fiat! 

Agora que você conhece as principais dicas de cuidados com a suspensão do carro, fique atento à revisão do seu veículo e também a possíveis barulhos no carro.

Ao identificar instabilidade ou dificuldade em realizar curvas, não perca tempo em agendar sua revisão com a Automax

Com um atendimento de excelência e serviços reconhecidos pela sua extrema qualidade, nossa equipe de especialistas está à disposição para ajudar você e o seu veículo. Converse com a gente pelo WhatsApp!