Barulhos no carro: os 5 mais comuns e suas possíveis causas

Stressed woman drive car feeling sad and angry. Girl tired, fatigue mental on car. Sleepy and drunk female hangover. Illegal law driver license. Driving when tired and do not drive drowsy concept

De antemão, você conhece um motorista que escuta alguns barulhos no carro e já consegue identificar um possível problema?

Com certeza é um motorista veterano ou até mesmo um mecânico. Isso porque à medida que nos envolvemos com os nossos veículos ficamos mais atentos aos seus sons e ruídos.

Uma vez que o carro é composto por diversas peças e componentes, é importante ter atenção aos sinais e consultar um mecânico sempre que surgir qualquer dúvida.

Ao contrário da crença popular, manter uma rotina de revisões e manutenções no carro ao primeiro sinal de problema pode custar bem menos e aumentar bem mais a segurança.

Pensando nisso, no texto de hoje do blog da Automax, vamos te ajudar a identificar os principais barulhos no carro e suas possíveis causas. Acompanhe com a gente!

Barulhos no carro: lugares mais comuns e suas possíveis causas

Ao dar partida

De maneira geral, se o barulho é produzido ao dar a partida no veículo, então é possível que o problema esteja no motor, mais especificamente no cabeçote ou nas bronzinas de biela.

Além disso, os motoristas já viram seu motor “gritar” ao ligar o veículo, esse problema muitas vezes está relacionado a correia do alternador que está bamba.

Para resolver ambos os casos é simples e barato, mas que precisa do apoio de uma equipe mecânica de qualidade.

 

Rodas

A princípio, um barulho sacudindo dentro de uma roda em baixa velocidade significa que alguma peça está solta dentro da tampa.

Apesar de parecer um problema simples, é recomendado levar o veículo até uma oficina o quanto antes para garantir mais segurança.

Só para exemplificar, imagine que a peça solta seja uma porca que prende as rodas. Além de indicar que elas não foram apertadas corretamente, a ausência da peça pode fazer com que a roda se solte.

Ao mesmo tempo, é indispensável que os pneus sejam utilizados por igual em todos os eixos.

Assim, se o pneu do seu carro está sendo consumido somente de um lado, o problema pode estar no alinhamento ou na suspensão do veículo ou no próprio pneu.

Nesse caso, o barulho característico é um chiado na roda que está mais gasta. Por isso, é essencial escutar os barulhos no carro.

 

Freios

Da mesma maneira, os freios são itens de extrema importância para a segurança dos motoristas e dos pedestres.

Portanto, ao identificar um ruído metálico ao usar a ferramenta, procure um mecânico para verificar imediatamente.

Assim também, um barulho no carro agudo, que surge ao utilizar os freios, significa que suas pastilhas de freio estão chegando ao fim de sua vida útil e devem ser substituídas.

Em seguida, se eles começarem a ranger, pode ser um sinal de que as pastilhas estão tão gastas que o metal está tocando o metal – um problema sério que pode afetar a eficiência da frenagem.

 

Capô

Modelos de automóveis podem ter três ou quatro coxins como suporte do motor. Esses coxins são como “almofadas” sobre as quais o motor é apoiado, e servem para reduzir o efeito da vibração no restante do veículo.

Ao passar em buracos ou lombadas em alta velocidade, o motor pode ter o peso distribuído de maneira desigual, desgastando ou quebrando os coxins.

Nesses casos, é possível escutar um ruído grave saindo do capô do carro. E, para confirmar o problema, é possível checar visualmente o motor ou torcer o coxim ao puxar o freio de mão e tentar mover o carro dessa maneira. 

Outros problemas sonoros nos veículos costumam ser avarias na bomba d’água, nas molas, bandejas e pivôs.

 

Suspensão

Uma maneira fácil de saber que os amortecedores e a suspensão do carro precisam de manutenção é quando o veículo começa a apresentar trepidações constantes e perde a estabilidade. 

O barulho na suspensão se caracteriza por um “toc-toc” normalmente ao passar por lombadas ou acertar um buraco. 

Outros sons nos amortecedores podem aparecer na hora de esterçar o volante do veículo (mover para a direita ou esquerda).

 

Tem sofrido com barulhos no carro? A Automax Fiat pode te ajudar!

Para que toda a família possa curtir a estrada em segurança, a revisão e manutenção do carro são essenciais.

Afinal, os veículos são compostos de diversas peças e componentes e um pequeno barulho pode ser um sinal para um problema muito maior.

Por isso, ao identificar um dos barulhos no carro, agende já a sua revisão com a Automax!

Com um atendimento de excelência e serviços reconhecidos pela sua extrema qualidade, nossa equipe de especialistas está à disposição para ajudar você e o seu veículo. Converse com a gente pelo WhatsApp!