Torque do motor: entenda o que é, para quer serve e qual sua importância

É comum que os motoristas relacionem a potência do motor unicamente com a performance do veículo, mas a verdade é que o torque do motor também é responsável por causar grandes transformações no desempenho do sistema.

Ao longo deste artigo, você vai entender com mais detalhes tudo sobre o torque do motor. Continue a leitura e confira:

  • O que é torque do motor?
  • Qual a importância do torque?
  • Torque x potência: qual a diferença?
  • Como calcular o torque do motor?
  • É possível aumentar o torque do motor?

O que é torque do motor?

Antes de mais nada, precisamos entender o significado por trás do conceito de torque. Vamos lá?

De forma resumida, o torque é uma ação aplicada sobre um corpo com o principal objetivo de rotacioná-lo. Ou seja, é a capacidade de torção que um sistema motriz tem.

Para ficar mais claro, pense no seguinte exemplo: na troca de pneus, utilizamos a chave de roda para apertar ou afrouxar os parafusos. Este movimento de atarraxar e desatarraxar, portanto, é o que chamamos de torque.

Quando se trata do motor do veículo, a definição continua a mesma: trata-se da força que é produzida pelo sobe-e-desce dos pistões, girando o eixo que interliga as rodas motrizes (virabrequim), gerando, então, impulso para o carro.

No geral, o torque é medido em N.m (Newton x metro), mas, quando se tratam de veículos, eles são comumente qualificados em kgfm (quilograma-força-metro).

Qual a importância do torque?

De forma resumida, quanto maior o torque, mais rápida é a arrancada de um veículo.

Quando o eixo que interliga as rodas motrizes é girado com mais agilidade, significa que a força realizada é alta e, portanto, é possível arrancar e retomar a velocidade rapidamente.

Por outro lado, quando o torque é menor, esses giros são mais demorados e, como consequência, é mais difícil reagir ao comando do acelerador. 

No dia a dia, principalmente ao enfrentar o trânsito das cidades, é fundamental contar com um bom torque para que o veículo reaja rapidamente aos comandos. O mesmo vale para além do setor automobilístico.

– Leia também: Motor turbo ou aspirado: como escolher o modelo mais adequado para seu uso

Torque x potência: qual a diferença?

Podemos dizer que a principal diferença entre o torque do motor é a potência do motor é que o primeiro existe mesmo se o motor não estiver em movimento.

Isso acontece porque tratam de forças diferentes — enquanto o torque é responsável por tirar o motor da inércia, a potência desenvolve a velocidade deste motor. 

Ou seja, o torque relaciona-se com a força e trabalho, e a potência à velocidade e ao tempo. Conforme os pneus vão girando com a força gerada pelo torque, o automóvel ganha velocidade e atinge a potência.

Banner para o e-book "Guia prático: qual é o Fiat ideal para você?"

Como calcular o torque do motor?

Uma vez que possui módulo, direção e sentido, dizemos que o torque do motor é uma grande vetorial e, por isso, pode ser calculado através do produto vetorial entre a força aplicada (N) e pela distância do centro do eixo (raio).

Nesse sentido, quanto maior a distância entre a força e o centro do eixo do motor, maior será o torque.

A fórmula aplicada é: Torque (Nm) = Força (N) x Raio (m)

Além disso, é importante observar que o sentido da rotação também interfere no resultado: quando a rotação é no sentido anti-horário, o sinal é positivo; ao contrário, o sinal é negativo.

É possível aumentar o torque do motor?

De forma simplificada, sim. E engana-se quem pensa que a única forma de realizar isso é através da troca do motor por um modelo mais possante.

Uma das melhores formas de aumentar o torque do motor é investir em redutores, por meio da instalação de sistemas de engrenagens. Isso porque o tamanho da engrenagem, assim como o número de dentes presentes, influencia diretamente no aumento da força e na taxa de redução de velocidade.

Em outras palavras, quanto mais engrenagens, maior será o torque.

Outra possibilidade é a utilização do sistema de correia dentada, por exemplo.

Contudo, ressaltamos que toda modificação deve ser realizada por técnicos e equipes especializadas, garantindo a saúde do motor e a manutenção de todos os equipamentos originais do veículo.

– Leia também: Motor 1.0 ou 1.6? Saiba qual a melhor opção para o seu uso

Banner para contato com a Automax