Potência de carro: o que levar em consideração na hora da compra?

Potência de Carro

Na hora de comprar o carro dos sonhos a estética, certamente é muito importante. Mas, além disso, o veículo deve cumprir a função de te levar aonde precisar e atender as necessidades do seu dia a dia com desenvoltura. Por isso, é importante ter atenção também na potência do carro, que é um aspecto que afeta o valor final da compra, o desempenho, consumo de combustível, entre tantos outros aspectos. 

Entenda agora tudo o que precisa saber sobre potência de carro para fazer a escolha. 

 

Características dos motores que influenciam na potência do carro

Potência de carro

Motor 1.0 

Economia no consumo de combustível e no valor do veículo você encontra em um carro com motor 1.0. Indicado para motoristas que procuram um meio de condução para trajetos dentro da cidade. Por ter uma baixa cilindrada, a potência do carro 1.0 é fraca para subida de grandes ladeiras ou rápidas ultrapassagens em rodovias. 

 

Carro com motor 1.4

Os automóveis com motor 1.4 vêm ganhando muito espaço no mercado brasileiro. Isso porque o custo-benefício é similar ao proposto pelo 1.0, mas com a vantagem de ter uma potência superior. 

 

Desempenho do 1.6 

O motor 1.6 já se destaca pela forte potência do veículo, mas sem os altos gastos de combustível como os carros de potência superior. 

 

Motor 1.8 

Os veículos 1.8 não são econômicos, mas realmente potentes. Esses motores podem ser usados até mesmo em carros esportivos e de corrida, já que apresentam a força que esses modelos necessitam. 

 

O potente 2.0

Por fim, o 2.0 é o tipo de motor mais potente para veículos de rua. Mas, para investir em um carro desses é preciso estar disposto a gastar com gasolina, tendo em vista que o seu consumo é muito superior, sobretudo quando comparado com um carro 1.0 ou 1.4. 

Leia também: Quando trocar os pneus? Cinco sinais de que está na hora 

Cilindrada, o que é isso? 

Potência de Carro: pistões

As cilindradas são justamente a medida de potência de um motor. Ela corresponde ao volume da mistura combustível e ar em litros que o motor é consegue queimar em cada movimento dos seus pistões.

Assim, o motor 1.0 corresponde a mil cilindradas, o 1.4 a 1.400 cilindradas, e assim por diante. 

 

Mas isso é tudo? O que mais ponderar?

É importante destacar que não apenas as cilindradas influenciam no desempenho e na potência do carro. A relação entre o peso e a potência deve ser levada em consideração da hora de fazer a escolha. Isso porque carros muito pesados e ainda com baixa potência, tem um desempenho e um gasto energético muito grande para se deslocarem. 

A conta é muito simples. Basta dividir o peso do carro em quilos pela sua potência em cavalos-vapor (cv). 

Assim, por vezes, pode ser que um carro 1.4 seja até muito mais econômico que um 1.0, dependendo dessa conta matemática. Então, no momento de sua escolha, vale a pena conferir esses dados na ficha técnica do veículo para ponderar aquele que melhor corresponde as expectativas para um bom custo-benefício.

 

Potência em Cavalos

A unidade de medida “cv” é a quantificação da potência de um carro em cavalos. Um Horse Power, ou Potência em Cavalos, significa que o motor de um carro é capaz de erguer 75 kg, a 1 metro de altura em 1 segundo.

1 HP = o carro consegue erguer 75 kg a 1 m de altura em 1s. 

Mas não é apenas o carro ser leve que contribui para a sua potência. Questões como torque do motor, câmbios bem escalonados e aerodinâmica são outros quesitos que fazem um automóvel potente. 

  • Torque: é a força que o motor consegue gerar a partir do acionamento dos pistões. Esse conceito físico tem total influência na potência de carro. Isso porque um modelo que gera muita força em baixas rotações proporciona agilidade. Logo, é também um ponto de atenção na hora da escolha do veículo ideal.
  • Câmbio: o câmbio é o que controla o balanceamento entre força e potência do carro, dando a ele esses aspectos em maior ou menor quantidade, de acordo com a necessidade.
  • Aerodinâmica: durante seu movimento os veículos têm que passar por uma “parede” de ar, que funciona como uma força de resistência contrária ao sentido do veículo. A aerodinâmica, que é todo o desenho da estrutura do carro, contribui para ser mais ou menos potente e gastar menos combustível a medida que “fura” essa resistência de forma mais eficaz.

 

Conte com a ajuda profissional 

Além da potência de carro, são muitos detalhes que devem ser levados em consideração na hora de escolher o seu veículo ideal. Por isso é tão importante escolher a concessionária certa para te assessorar. 

A Automax é uma concessionária da Fiat mais premiada do Brasil. Atua há mais de 40 anos em Belo Horizonte, destacando-se pela inovação, pelo crescimento profissional de sua equipe e pela busca constante da qualidade total. Clique no banner abaixo e conheça o catálogo Automax e converse com um de nossos especialistas pelo WhatsApp.

 

Catálogo Automax

Ajuda? Chat via WhatsApp