Motor 1.0 ou 1.6? Saiba qual a melhor opção para o seu uso

1.0 ou 1.6

Decidir qual motor você deseja em seu próximo carro é uma escolha difícil para os motoristas novatos. Quais as diferenças entre o motor 1.0 ou 1.6 ? Um motor 2.0 consome mais combustível?

Por isso, é importante conhecer as características de cada motor, pois é um ponto diretamente relacionado à potência do carro, ao desempenho, ao consumo de combustível e, claro, ao seu valor.

Para te ajudar nessa missão, preparamos um guia sobre os motores de carros e como escolher o melhor para você. Acompanhe com a gente!

 

Primeiramente, o que são cilindradas?

Em resumo, as famosas cilindradas são justamente a medida de potência de um motor. Ela corresponde ao volume da mistura combustível e ar em litros que o motor consegue queimar em cada movimento dos seus pistões.

De modo geral, quanto maior o deslocamento, mais potência do motor, e quanto menor o deslocamento, menos combustível ele consome.

Em outras palavras, um motor maior será mais potente e um motor menor será mais eficiente

No entanto, outros fatores influenciam o quão potente ou eficiente é um motor, como a entrega de combustível, sistemas de ignição, esquema de válvulas, sobrepeso no veículo, entre outros.

Por isso, fique atento às revisões periódicas e se perceber perda de potência do seu motor procure a assistência técnica.

 

Potência em Cavalos (CV)

A unidade de medida “cv” é a quantificação da potência de um carro em cavalos. Um Horse Power, ou Potência em Cavalos, significa que o motor de um carro é capaz de erguer 75 kg, a 1 metro de altura em 1 segundo.

Além disso, o torque do motor, câmbios bem escalonados e aerodinâmica são outros quesitos que potencializam o motor de um automóvel.

  • Torque: é a força que o motor consegue gerar a partir do acionamento dos pistões. Esse conceito físico tem total influência na potência do carro. Isso porque um modelo que gera muita força em baixas rotações proporciona agilidade. Logo, é também um ponto de atenção na hora da escolha do veículo ideal.
  • Câmbio: o câmbio é o que controla o balanceamento entre força e potência do carro, dando a ele esses aspectos em maior ou menor quantidade, de acordo com a necessidade.
  • Aerodinâmica: durante seu movimento os veículos têm que passar por uma “parede” de ar, que funciona como uma força de resistência contrária ao sentido do veículo. A aerodinâmica, que é todo o desenho da estrutura do carro, contribui para ser mais ou menos potente e gastar menos combustível à medida que “fura” essa resistência de forma mais eficaz.

 

Motor 1.0 ou 1.6? Conheça os diferenciais do motor 1.0 até o 2.0

Agora que você já conhece melhor o glossário dos motores de carros, vamos conhecer as principais diferenças de cada um. Confira: 

Econômico – Motor 1.0

A princípio, os motores 1.0 são os mais queridos para quem preza por economia, tanto no valor do veículo quanto na economia do combustível. 

Apesar disso, em situações em que o motor exige mais esforço para acelerar ou desempenhar força, a economia para o seu bolso pode ser bem menor.

Só para exemplificar, em regiões com muitos aclives ou em situações que o motorista precise carregar muito peso em seu veículo, o motor vai exigir mais potência e, consequentemente, mais combustível. 

Custo x Benefício – Motor 1.4

Em contrapartida, o motor 1.4 vem ganhando cada vez mais espaço no coração dos motoristas. 

Isso porque, o motor une a economia de combustível, semelhante à do motor 1.0, porém a sua potência é bastante superior. 

Desempenho – Motor 1.6

A primeira vista, carros com o motor 1.6 são a escolha ideal para quem busca um ótimo desempenho, mas sem os altos custos das versões superiores.

Assim, se você deseja potência para dirigir em qualquer lugar com muito conforto, o motor 1.6 vai te agradar! 

Força – Motor 1.8 e Motor 2.0 

Por fim, os motores mais potentes para os veículos de rua! 

Apesar de a economia dos motores ser bem inferior quando comparado ao motor 1.0 ou 1.6, a força desses motores promete surpreender e dominar as ruas. 

 

Ainda não decidiu entre o motor 1.0 ou 1.6? A Automax te ajuda!

Em suma, quanto menor a cilindrada de um motor, maior a economia e menor a potência. E vice-versa.

Por isso, anote suas preferências de tamanho, estilo de direção, design, potência e avalie entre os tipos de carros quais aqueles que atendem aos seus critérios.

Por exemplo, se você procura um carro econômico, mora em uma região com muitos aclives e o carro sempre está cheio de pessoas queridas, o motor 1.6 é um bom ponto de partida para escolher o seu carro. 

Ainda está com dúvidas sobre qual o tipo de carro ideal para você? Então, converse com um de nossos especialistas pelo WhatsApp  e descubra qual Fiat combina mais com você.

Somos uma das concessionárias Fiat de maior tradição do Brasil, destacando-se pela inovação, excelência de atendimento e busca constante na qualidade interna e externa.

Conte com a gente!