Tipos de carros: conheça os principais estilos e suas características

Tipos de carros: conheça os principais estilos e suas características

A princípio, uma das primeiras etapas no processo de compra de um carro é determinar qual veículo atenderá às suas necessidades. Apesar de parecer simples, pontos como os tipos de carros, consumo de combustível, manutenção de peças são de extrema relevância antes do investimento.

Dessa forma, o primeiro passo para escolher o veículo certo para você, é conhecer os tipos de carros mais populares no Brasil e quais são as suas características. Confira tudo no nosso guia a seguir!

 

Tipos de carros: conheça os principais modelos

 

Sedan

O sedan é um veículo para quem gosta de espaço! Apesar disso, o seu design “mais comprido” é um ponto positivo para os fãs do modelo.

Assim, os bancos traseiros são geralmente espaçosos o suficiente para acomodar todo mundo no veículo de maneira muito confortável. Além disso, o porta-malas normalmente é desconectado da cabine e possui uma tampa sem janelas.

Os sedans são o modelo ideal para família ou para quem ama reunir os amigos para uma viagem! 

 

Hatch (Hatchback)

A categoria é um sucesso entre as pessoas que buscam um compacto prático para o caos urbano, mas não dispensam um design esportivo.

O modelo “hatch”, ou hatchback, tem sua carroceria principal dividida em duas partes: a primeira é o compartimento com o motor, enquanto a segunda recebe o espaço dos passageiros e um porta-malas integrado.

Sendo essa, a principal diferença entre os carros sedan. Os modelos sedans são divididos em três partes: motor, espaço para passageiros e um porta malas mais projetado e volumoso.

 Como resultado, esses tipos de carros são perfeitos para solteiros, casais e famílias pequenas.

Leia também: Fiat Mobi x Kwid: Veja comparativo e descubra a melhor opção

 

Veiculos utilitários esportivos (SUVs)

Um veículo utilitário esportivo, ou SUV, é um automóvel que dá ênfase especial ao espaço da cabine e à capacidade de carga

Desse modo, dependendo de seu tamanho e configuração, um SUV tem de quatro a oito assentos em duas ou três filas. O modelo se assemelha aos hatchbacks com a área de carga conectada à cabine e uma porta traseira que levanta.

Além disso, um dos diferenciais do modelo é a capacidade em lidar com terrenos acidentados com a tração nas quatro rodas e sua capacidade de reboque de uma caminhonete.

De maneira idêntica, a aparência volumosa e a grande altura ao solo fizeram do modelo um dos tipos de carros mais desejados pelos motoristas.

Graças ao seu tamanho e a sua capacidade, os SUVs são mais adequados para famílias ou pessoas que gostam de viagens off-road.

Leia também: SUVs Fiat: confira os modelos que serão lançados

 

SUVs x Crossover

É importante notar que os veículos utilitários crossover são frequentemente confundidos com os SUVs e vice-versa. Isso porque os modelos realmente são muito semelhantes.

No entanto, em vez de utilizar o chassi de um caminhão, os crossovers assentam na plataforma de um carro, o que significa que sua carroceria e estrutura são uma peça.

Assim, os modelos crossover são a escolha certeira para quem busca a robustez do SUV com o estilo esportivo de um utilitário

 

Minivans

Como o próprio nome diz, a minivan é uma pequena versão das tradicionais vans, só que utilizadas para o uso pessoal.

O modelo preza por conforto e espaço, ou seja, é ideal para famílias bem grandes! Dessa forma, os modelos costumam ter três fileiras de assentos, o que significa que podem acomodar de seis a oito passageiros, dependendo da configuração.

O acesso ao espaço dos bancos traseiros geralmente envolve uma ou duas portas deslizantes e a área de carga é conectada à cabine. 

 

Picapes

As picapes são famosas no meio automobilístico por trabalhadores do campo, pessoas jurídicas e pessoas físicas que geralmente precisam de espaço para transportar um bem com frequência.

Como resultado, as picapes regulares contam com uma única fileira de assentos e duas portas. No entanto, as picapes com cabine dupla e estendida têm duas fileiras de assentos, embora apenas as versões com cabine dupla tenham quatro portas. 

De qualquer forma, é preciso avaliar se o veículo continuará atendendo suas necessidades em um futuro próximo.

Só para exemplificar, se você trabalha com transporte de materiais pesados e a sua empresa está em expansão, o mais viável é investir logo em um veículo que conseguirá atender os seus clientes e as suas necessidades em um futuro de sucesso.

Para te ajudar na escolha da sua picape, preparamos um comparativo entre os modelos mais vendidos do mercado automobilístico: Strada x Saveiro!

 

Descubra entre os tipos de carros qual o melhor para você

 

Por fim, anote suas preferências de tamanho, estilo de direção, design, potência e avalie entre os tipos de carros quais aqueles que atendem aos seus critérios.

Por exemplo, se você procura um carro confortável para maior mobilidade na sua rotina e curtir um fim de semana com a família em pontos turísticos da cidade, o modelo Sedan é uma boa decisão para você.

Ainda está com dúvidas sobre qual o tipo de carro ideal para você? Então, converse com um de nossos especialistas pelo WhatsApp  e descubra qual Fiat combina mais com você.

Somos uma das concessionárias Fiat de maior tradição do Brasil, destacando-se pela inovação, excelência de atendimento e busca constante na qualidade interna e externa.

Conte com a gente!