Quando trocar os pneus do carro? 5 sinais que indicam que está na hora

Quando trocar pneu

A vida útil dos seus pneus dependem de muitas variáveis, desde a escolha correta da marca, até os seus hábitos enquanto condutor. Mas, uma coisa é certa, o próprio pneu te dá indícios de quando é o momento de fazer a troca. Confira na leitura os 5 sinais de quando trocar os pneus do carro.

 

#1 Atenção à rotina do carro 

O tipo de pneu, volume de carga, estrada e manutenção vão te indicar a frequência com que você deve trocar os pneus. Se o seu veículo é de trabalho, para carregar equipamentos e maquinários pesados e andar em qualquer tipo de estrada ou rodovia, já sabe que precisa ter atenção redobrada. Certamente a troca de pneus, bem como outras manutenções serão frequentes. 

Mas, já um carro de passeio, que a família usa aos finais de semana dentro da cidade ou em estradas com boas condições, a vida útil é outra, e acaba sendo muito maior. Então, coloque na balança quais necessidades o seu carro precisa suprir para fazer a manutenção de forma correta e garantir a sua segurança e de demais usuários das vias. 

 

#2 Dica infalível: TWI 

O Tread Wear Indicator, mais conhecido como TWI, são ressaltos que ficam nos sulcos dos pneus com exatos 1,6mm de profundidade. Eles funcionam como um indicador do desgaste da banda de rodagem. Assim, se o pneu já encostou neles, então está na hora de trocá-lo.

TWI: saiba quando trocar pneus

#3 Pneu com problema 

Se está nítido que o seu pneu tem algum problema como rasgos e bolhas, é preciso trocá-lo imediatamente. Esses problemas podem surgir na rotina do condutor ao passar sobre algum objeto, por exemplo. Não opte por medidas paliativas. Mesmo que os pneus sejam novos, se apresentam esse problema, precisam ser substituídos imediatamente para garantir pleno funcionamento e a segurança do veículo.

#4 Data de validade

Os pneus, assim como qualquer item fabricado, possuem data de validade. A desses produtos é de cinco anos. Mas isso não significa que você irá trocar os pneus do seu carro de cinco em cinco anos. 

A validade serve como um guia. Por exemplo: se o pneu ficar guardado por todo esse período, sem nunca ter sido usado, também precisa ser descartado. Isso porque a borracha começa a ressecar, o que deixa o pneu mais vulnerável a estouros e a esfarelar a banda de rodagem. Ou seja, torna-se um risco que pode causar acidentes graves e derrapagens. 

Se antes disso o seu pneu apresenta algum problema, você pode recorrer a sua revendedora para que a empresa ateste se houve falha de fabricação ou mau uso. É convenção que ofereçam 5 anos de cobertura a partir da data de fabricação, ou da emissão da nota.

 

#5 Estepe

A regra da validade também serve para o estepe, sendo utilizado ou não ele deve ser trocado de cinco em cinco anos, pelo menos. Lembre-se também de checar periodicamente como ele está para calibrá-lo, sobretudo antes de longas viagens.

 

#Extra: quais pneus trocar?

O ideal é trocar os quatro pneus juntos, assim todos estarão nas mesmas condições. Mas, caso isso não seja possível, o novo conjunto de pneus deve ser colocado no eixo traseiro. Isso porque é a porção do carro que proporciona maior estabilidade para o veículo. 

 

Segurança e responsabilidade 

Agora que você já sabe quando trocar os pneus do carro, não descuide dessa manutenção. Colocar um carro para trafegar em vias é uma grande responsabilidade, mantenha o seu veículo dentro das normas e padrões de segurança, dirija com cuidado e garanta o seu bem-estar e dos demais condutores e pedestres. 

Ajuda? Chat via WhatsApp