Consórcio de carros: como funciona essa modalidade de crédito?

Consórcio de carros

Entenda o consórcio de carros

Comprar o tão sonhado primeiro carro ou até mesmo trocar o que está em uso fica muito mais fácil com um consórcio de carros. O retorno do investimento não é imediato. Ou seja, ao pagar a primeira prestação você não terá ainda a chave do seu veículo em mãos. 

Mas, os benefícios são muitos. Principalmente se o investimento for em um carro zero quilômetro. Acompanhe a leitura e descubra como funciona e quais os benefícios de fazer um consórcio de carro. 

 

Como funciona? 

O consórcio começa com a reunião de um grupo de pessoas interessadas em um mesmo objetivo, como um veículo, seja ele novo ou seminovo. Quem cuida de agrupar essas pessoas é a própria empresa que fará o consórcio. Vale  destacar que ela precisa ter autorização do Banco Central para tal. 

Com o grupo formado, todos começam a investir uma quantia mensal que forma uma espécie de poupança coletiva. Ao longo dos anos de investimento os integrante do grupo vão sendo sorteados para efetivar a aquisição. 

Todos os membros são sorteados, a diferença é o tempo em que cada um poderá retirar o carro. Um consórcio pode durar até oito anos. Logo, a pessoa pode ser sorteada em qualquer momento desse período.  

 

Vantagens do consórcio de carros

O consórcio de carros é uma forma segura de investir o dinheiro em uma poupança com potencialidade para se tornar um bem material. Além disso, para profissionais autônomos é uma forma de adquirir um carro com muito menos burocracia. Isso porque um financiamento, por exemplo, depende de comprovação de renda. No caso do consórcio assume-se um compromisso com o próprio dinheiro, sem necessidade de maiores comprovações. 

Não é apenas isso, essa modalidade de investimentos também é sem juros. Esse é o grande diferencial que te conquistou, não é mesmo? A economia feita com a compra dessa forma é muito significativa. Além disso, quando você é sorteado tira, na verdade, uma carta de crédito que te dá o direito de tirar o carro à vista. Ou seja, é possível ainda pedir mais descontos fazendo a transação dessa forma. Normalmente existem alguns custos extras, como taxa de adesão e de administração. No entanto, ainda assim sai muito mais em conta do que um financiamento, por exemplo.  

Veja mais vantagens no artigo “Consórcio de carro vale a pena: prós e contras da modalidade”

 

Parcelas

O pagamento das parcelas é feito mensalmente, no valor que você estabeleceu como sendo viável dentro do seu planejamento financeiro. O boleto chega no seu endereço e pode ser quitado pelo internet banking, loteria ou banco. 

Vale lembrar ainda que o valor pode sofrer reajustes de acordo com o estabelecido pela tabela do fabricante do automóvel escolhido. 

 

Lance

Além da possibilidade de tirar o carro por meio do sorteio, você pode adiantar a retirada do carro com o lance. Aqui, quem tiver condições de pagar mais parcelas da prestação em um único mês pode retirar o carro. Funciona como uma espécie de leilão, ganha quem der mais. 

Vale destacar que, caso você não vença o lance, o dinheiro continua com você e o financiamento segue normalmente. Você não perde nada. 

 

Lance embutido 

Outra forma de adiantar a retirada do seu carro é usar parte do valor do crédito, que você ainda não tem, para fazer o lance embutido. Por exemplo, se o automóvel do seu consórcio é no valor de 60 mil reais você pode comprometer 15 mil reais para fazer o lance e retirar uma carta de crédito no valor 45 mil reais. Dessa forma, o lance é feito não com o dinheiro que você tem em mãos, mas o do próprio investimento. 

 

Consórcio de carros seminovos

Carros seminovos podem ser retirados por meio de consórcio dependendo do seu ano. Também não existem diferenças burocráticas de um consórcio de seminovo para o de um novo. Caso o valor do carro adquirido seja inferior ao referente contratado no início do investimento a diferença ainda pode ser usada para pagar o restante das prestações. 

 

Como funciona na Automax Fiat? 

Aqui na Automax o consórcio pode ser feito em até 100 meses, sem taxa de adesão, sem entrada e sem juros. E, o melhor de tudo é que desde a primeira parcela você já concorre ao sorteio. Converse com a nossa consultoria especializada em consórcio

Ajuda? Chat via WhatsApp