Consórcio de carro vale a pena? Veja prós e contras da modalidade

Consórcio de carro vale a pena

Aqui no blog da Automax já foi falado sobre o funcionamento da aquisição de um carro por consórcio. Se quiser ler sobre o assunto, veja o artigo: “Consórcio de carros: como funciona essa modalidade de crédito?” Agora o que vamos fazer é uma avaliação de prós e contras para você descobrir se o consórcio de carro vale a pena ou não para você. Confira!

 

O que é o consórcio de carro? 

O consórcio é um investimento mensal, que pode levar até oito anos. No caso específico da compra de carros, essa modalidade de investimento pode ser feita para um zero quilômetro ou seminovo. 

O consórcio funciona a partir da reunião de pessoas com o mesmo objetivo (essa união é feita pela própria empresa que fará o consórcio) que depositam uma quantia mensal, pré-estabelecida, para retirar um carro no valor do montante acumulado ao longo dos anos. 

A pessoa que entra no consórcio pode retirar o carro de três formas: sendo sorteada (evento que acontece periodicamente), dando um lance ou ao final do pagamentos das prestações. 

 

Mas, afinal, consórcio de carro vale a pena?

Para quem não tem toda a quantia em mãos para a aquisição de um bem de valor elevado, como é o caso do automóvel, o consórcio ou o financiamento são dois recursos a serem analisados para conquistar esse objetivo. Veja os prós e contras do consórcio para saber o que vale mais a pena para as suas necessidades. 

Prós do consórcio 

  • Menos burocracia 

O consórcio é uma forma de adquirir um carro a longo prazo em que se exige menos burocracia que um financiamento, por exemplo. Isso porque um financiamento precisa de aprovação de crédito, com comprovação de renda e outros pormenores. Enquanto no consórcio, mesmo uma pessoa que tenha o nome sujo pode participar. Mas, vale destacar que precisa resolver essas pendências para retirar o veículo quando sorteado. 

  • Sem entrada 

Outro ponto positivo dessa modalidade é poder entrar no consórcio sem dar um valor de entrada. Ou seja, pode pagar apenas as prestações mensais, sem necessidade de despender uma grande quantia na hora de entrar no grupo do consórcio. 

  • Juros baixos ou inexistentes

Esse tipo de aquisição de veículos também se destaca pela ausência de juros. Ao fazer um financiamento essas taxas podem ser bem altas, variando de 0,76% a 3,08%. Mas, no caso do consórcio, o que se paga é uma taxa de serviço da administradora escolhida para cuidar do investimento do grupo. 

  • Carta de crédito e poder de barganha 

Quando você é sorteado no consórcio não pega um carro, mas sim uma carta de crédito no valor total do investimento. Assim, é você quem vai até a agência retirar o carro, logo, é como se tivesse em mãos o dinheiro à vista para o pagamento. Então, pode barganhar o preço e personalizar o veículo da forma que desejar. 

  • Pagamento que cabe no bolso 

Por fim, outra grande vantagem dessa modalidade é poder escolher o valor mensal a ser despendido com o consórcio. Optando pelo modelo do veículo desejado por uma quantia que você consegue arcar ao longo dos meses. 

Contras do consórcio 

  • Tempo do investimento 

O consórcio é um investimento feito a longo prazo. Pode ser que dure até oito anos. Então, é preciso ter um planejamento financeiro para arcar com as prestações durante todo esse tempo. Além disso, é preciso ter paciência, já que você pode ser contemplado em qualquer época do investimento. Vale destacar que pode acelerar esse processo optando por fazer um lance.

  • Mudança de valor

Outro ponto a ser avaliado na hora de optar ou não por um consórcio é a questão do valor do crédito, que é atualizado. Isso acontece principalmente quando um novo modelo do carro escolhido é lançado. O que pode ser uma vantagem, porque ao ser sorteada a pessoa pode optar por um modelo mais novo, ou uma desvantagem, já que o valor mensal pago sobe proporcionalmente às novas atualizações. 

 

E aí, o consórcio vale a pena?

Depois de saber os prós e contras dessa modalidade de aquisição do veículo acha que o consórcio vale a pena? Na Automax o consórcio pode ser feito em até 100 meses, sem taxa de adesão, sem entrada e sem juros. E, o melhor de tudo é que desde a primeira parcela você já concorre ao sorteio. 

Tem interesse em saber mais?  Converse com a nossa consultoria especializada em consórcio.

Ajuda? Chat via WhatsApp