Consórcio de carros: como funciona essa modalidade de crédito?

Comprar o tão sonhado primeiro carro ou até mesmo trocar o que está em uso fica muito mais fácil com um consórcio de carros.

O retorno do investimento não é imediato, ou seja, ao pagar a primeira prestação você não terá ainda a chave do seu veículo em mãos. Mas os benefícios são muitos. Principalmente se o investimento for em um carro zero quilômetro.

Acompanhe a leitura e saiba tudo sobre o assunto. Até o final do artigo você terá acesso as seguintes informações:

  • Como funciona o consórcio de carros?
  • Vantagens do consórcio de carros
  • Parcelas de um consórcio
  • Lance e lance embutido
  • Consórcio de carros seminovos
  • Como funciona o consórcio de carros na Automax? 

 

Como funciona o consórcio de carros?

O consórcio começa com a reunião de um grupo de pessoas interessadas em um mesmo objetivo, como um veículo, seja ele novo ou seminovo. Quem cuida de agrupar essas pessoas é a própria empresa que fará o consórcio. Vale destacar que ela precisa ter autorização do Banco Central para tal.

Com o grupo formado, todos começam a investir uma quantia mensal que forma uma espécie de poupança coletiva. Ao longo dos anos de investimento os integrantes do grupo vão sendo sorteados para efetivar a aquisição.

Todos os membros são sorteados, a diferença é o tempo em que cada um poderá retirar o carro. Um consórcio pode durar até oito anos. Logo, a pessoa pode ser sorteada em qualquer momento desse período.

 

Vantagens do consórcio de carros

O consórcio de carros é uma forma segura de investir o dinheiro em uma poupança com potencialidade para se tornar um bem material.

Além disso, para profissionais autônomos é uma forma de adquirir um carro com muito menos burocracia. Isso porque um financiamento de veículos, por exemplo, depende de comprovação de renda. No caso do consórcio assume-se um compromisso com o próprio dinheiro, sem necessidade de maiores comprovações.

Não é apenas isso, essa modalidade de investimentos também é sem juros. Esse é o grande diferencial que te conquistou, não é mesmo? A economia feita com a compra dessa forma é muito significativa.

Além disso, quando você é sorteado tira, na verdade, uma carta de crédito que te dá o direito de tirar o carro à vista. Ou seja, é possível ainda pedir mais descontos fazendo a transação dessa forma. Normalmente existem alguns custos extras, como taxa de adesão e de administração. No entanto, ainda assim sai muito mais em conta do que um financiamento, por exemplo.

– Saiba mais em: Consórcio de carro vale a pena? Veja prós e contras da modalidade

 

Parcelas de um consórcio

O pagamento das parcelas é feito mensalmente, no valor que você estabeleceu como sendo viável dentro do seu planejamento financeiro. O boleto chega no seu endereço e pode ser quitado pelo internet banking, loteria ou banco.

Vale lembrar ainda que o valor pode sofrer reajustes de acordo com o estabelecido pela tabela do fabricante do automóvel escolhido.

 

Lance e lance embutido

Além da possibilidade de tirar o carro por meio do sorteio, você pode adiantar a retirada do carro com o lance. Aqui, quem tiver condições de pagar mais parcelas da prestação em um único mês pode retirar o carro. Funciona como uma espécie de leilão, ganha quem der mais.

Vale destacar que, caso você não vença o lance, o dinheiro continua com você e o financiamento segue normalmente. Você não perde nada.

Outra forma de adiantar a retirada do seu carro é usar parte do valor do crédito, que você ainda não tem, para fazer o lance embutido.

Por exemplo, se o automóvel do seu consórcio é no valor de 60 mil reais ,você pode comprometer 15 mil reais para fazer o lance e retirar uma carta de crédito no valor de 45 mil reais. Dessa forma, o lance é feito não com o dinheiro que você tem em mãos, mas o do próprio investimento. 

 

Consórcio de carros seminovos

Carros seminovos podem ser retirados por meio de consórcio dependendo do seu ano. Também não existem diferenças burocráticas de um consórcio de seminovo para o de um novo. Caso o valor do carro adquirido seja inferior ao referente contratado no início do investimento, a diferença ainda pode ser usada para pagar o restante das prestações.

– Leia também: Carro novo ou seminovo: qual a melhor opção?

 

Como funciona o consórcio de carros na Automax?

A Automax é uma das concessionárias Fiat de maior tradição do Brasil. Aqui o consórcio pode ser feito em até 100 meses, sem taxa de adesão, sem entrada e sem juros. E o melhor de tudo é que desde a primeira parcela você já concorre ao sorteio. Converse agora com a consultoria especializada em consórcio da Automax!