Mobi ou Uno? Veja comparativo e descubra a melhor opção

mobi ou uno

A princípio, os modelos hatches são a preferência de quem busca um companheiro para enfrentar o caos urbano com muito conforto, tecnologia e estilo. Mas qual escolher, Mobi ou Uno?

Apesar de ter sido lançado mais de uma década atrás, o Uno continua sendo um forte concorrente no mercado de modelos compactos com seu estilo quadrado que é querido em todo o Brasil.

Já o Mobi chega com um visual mais moderno e repleto de itens para aumentar o conforto a bordo e ganhar seu espaço no coração dos motoristas.

Certamente é uma disputa bem difícil! Pensando nisso, preparamos um comparativo dos hatches populares da Fiat: Mobi x Uno.

Modelo hatch: praticidade e visual esportivo 

Antes de realizar a compra de um veículo é importante conhecer os tipos de carros para analisar se o modelo tão sonhado cumprirá todas as necessidades da sua rotina.

Só para exemplificar, um produtor rural que busca um veículo para apoiar o seu negócio no campo, dificilmente optará por um hatchback para cumprir essa tarefa.

Nesse caso, com um grande espaço de bagageiro e potência para as estradas, a Fiat Toro ou Fiat Strada são as melhores opções para o motorista.

Da mesma forma, os modelos “hatch” são os queridinhos dos condutores que buscam um compacto prático para o caos urbano, mas não dispensam um design esportivo.

O principal detalhe dos hatchbacks é a carroceria principal dividida em duas partes com porta-malas integrado.

Sendo essa, a principal diferença entre os carros sedan. Os modelos sedans são divididos em três partes: motor, espaço para passageiros e um porta malas mais projetado e volumoso.

Como resultado, o modelo mais compacto é perfeito para solteiros, casais e famílias pequenas aproveitarem todos os momentos com muito conforto.

 

Mobi ou Uno: confira o comparativo e escolha o seu hatch favorito

Design

Apesar de muitos compararem o visual do Mobi e Uno, cada modelo tem detalhes exclusivos que encantam os motoristas brasileiros.

Na versão 2021, o Fiat Mobi entrega um visual arrojado, com linhas mais modernas, novos parachoques dianteiros, nova moldura na caixa de rodas, pintura lateral inferior e novas calotas para a versão Like.

Em contrapartida, o Fiat Uno mantém a sua essência rounded square (quadrado arredondado, em inglês) e não recebeu grandes novidades em sua versão 2021. 

Assim, no aspecto de inovação no design, o Fiat Mobi ganha uma pequena vantagem sobre o tradicional quadradinho da Fiat, o Uno. 

Interior

Enquanto o visual externo pode confundir alguns motoristas, o interior do veículo vai confundir até o maior fã da Fiat. 

O material de revestimento do volante, chaves de seta, comandos do ar-condicionado, central multimídia são iguais, com um painel desenhado no mesmo estilo. Ou seja, no visual interior os modelos empatam.

Apesar disso, o espaço interno do Mobi é menor para os ocupantes do banco de trás. Com uma diferença de mais de 7 cm em relação ao Mobi, o Uno também conta com um maior espaço de porta-malas, são 215 litros contra 280 litros. 

Assim, o Uno ganha um ponto em relação ao conforto e bem-estar dos passageiros.

Motorização e desempenho

Aqui, o Mobi e Uno mostram que são mais parecidos do que pensamos novamente. Ambos os modelos contam com câmbio manual de cinco marchas e motor 1.0 Fire que rende potência de até 75 cv, a 6.250 rpm, e 9,9 kgfm de torque, a 3.850 rpm.

Segundo a Fiat, o Mobi vai de 0 a 100 km/h em 13,8s e tem velocidade máxima de 154 km/h, enquanto o Uno realiza o mesmo tempo de prova e tem máxima de 153 km/h.

O consumo é uma das principais virtudes dos modelos hatches 1.0! Segundo o programa de etiquetagem veicular do Inmetro, o Mobi faz 9,6 km/l e 11,3 km/l com etanol e 13,7 km/l e 16,1 km/l com gasolina no tanque.

Assim como o Mobi, o Uno tem apetite moderado: ele faz 8 km/l e 9,4 km/l com etanol e 11,6 km/l e 13,4 km/l com gasolina.

Dessa forma, o Mobi sai na frente com sua pontuação em relação ao consumo. No entanto,  os modelos são bem parecidos tanto no seu desempenho, quanto no consumo.

Acessórios e itens de série

Apesar de possuírem itens de série bem semelhantes, por ser um modelo mais recente, o Mobi conta com alguns acessórios a mais, como a Carga Box (compartimento removível no porta-malas).

Ao mesmo tempo, o Uno dispõe de sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico na tela LCD do painel de instrumentos. Mais um empate!

 

Mobi ou Uno? A Automax te ajuda a escolher o carro perfeito para você!

De maneira geral, Mobi e Uno tiveram um empate técnico em nosso comparativo. Os modelos aliam estilo, conforto, tecnologia e toda a qualidade Fiat. 

Dessa forma, para aqueles que amam o tradicional estilo quadrado e não dispensam conforto, o Fiat Uno é uma excelente opção.

Ao mesmo tempo, o Fiat Mobi promete trazer cada vez mais estilo e facilidades para a rotina agitada dos motoristas. 

Inclusive, a nova versão aventureira, Mobi Trekking, chegou com tudo! Ela se junta às configurações Easy e Like para oferecer ao consumidor uma solução inteligente de mobilidade urbana, principalmente nas grandes metrópoles do país.

Vem descobrir todos os benefícios da Fiat para você! Agende o seu test drive na Automax ou converse com um de nossos especialistas pelo WhatsApp!

Somos uma das concessionárias Fiat de maior tradição do Brasil, destacando-se pela inovação, excelência de atendimento e busca constante na qualidade interna e externa.