Sensor de estacionamento: entenda como funciona essa tecnologia

Não é novidade para ninguém que os veículos estão investindo cada vez mais em tecnologia, facilitando o dia a dia dos motoristas e trazendo ainda mais segurança e tranquilidade nos passeios de carro. Um exemplo disso é sensor de estacionamento.

Essa ferramenta tem como principal objetivo orientar os condutores em uma manobra de estacionamento, evitando acidentes e colisões com qualquer objeto que esteja próximo ao carro.

Alguns veículos já saem de fábrica com esse sensor, mas o que muitas pessoas não sabem é que também é possível instalá-lo no automóvel que não possui a versão original.

Neste artigo, falaremos com mais detalhes sobre esse assunto. Continue a leitura e confira:

  • O que é sensor de estacionamento?
  • Como funciona o sensor de estacionamento?
  • Como é a instalação do sensor de estacionamento?
  • Como adquirir o sensor de estacionamento?

O que é sensor de estacionamento?

Como o próprio nome sugere, o sensor de estacionamento é um dispositivo eletrônico que reconhece praticamente todo obstáculo que está na parte de trás ou na frente do veículo.

A partir desse reconhecimento, o sensor de ré, como também é conhecido, emite sinais sonoros alertando o condutor. A ideia é que quanto mais próximo do obstáculo, maior o volume do alerta.

Um dos sensores de estacionamento mais comuns é o traseiro, mas existem também os dianteiros que deixam o veículo ainda mais completo.

– Leia também: Tecnologias automotivas: conheça 5 inovações da Fiat para você

Como funciona o sensor de estacionamento?

No geral, existem dois tipos de sensores de estacionamento: o sensor ultrassonográfico e o sensor eletromagnético.

O primeiro emite uma frequência sonora incapaz de ser percebida pelos ouvidos humanos e a distância a determinado objeto é calculada através do tempo de retorno do sinal do obstáculo ao próprio sensor.

No sensor eletromagnético, por outro lado, são emitidos sinais eletromagnéticos que são rebatidos retornando aos receptores. Essa segunda opção costuma não ser tão acessível quanto o sensor ultrassonográfico, visto que precisa ser instalada diretamente na estrutura do automóvel.

Como citamos anteriormente, para demonstrar a distância do veículo ao objeto, o volume do sensor aumenta conforme essa distância diminui.

Como funciona o sensor de estacionamento?

Como é a instalação do sensor de estacionamento?

Alguns veículos mais modernos e mais novos já vêm equipados com o sensor de estacionamento. Se não for o caso do seu carro, saiba que é possível solicitar a instalação desse equipamento.

A instalação é feita basicamente através dos seguintes passos:

  1. Cálculo das medidas do para-choque para realizar a perfuração dos mesmos e a fixação dos sensores;
  2. Encaixe dos sensores nas perfurações;
  3. Ligação da fiação do sensor à fonte de alimentação e a central de processamento;
  4. Conexão dos cabos e escolha do local para a fixação do display.

– Leia também: Opcionais de carros: 7 itens que vale a pena investir

Banner para o e-book "Guia prático: qual é o Fiat ideal para você?"

Como adquirir o sensor de estacionamento?

Como você leu no tópico anterior, a instalação do sensor de estacionamento é relativamente simples, mas apesar da aplicação ser realizada por grande parte dos profissionais no mercado, sempre indicamos que você procure a concessionária a qual foi realizada a compra do veículo para garantir o modelo original.

O valor da aplicação varia de acordo com o modelo de veículo e a empresa responsável pela instalação.

Priorize sempre concessionárias de confiança para realizar esses serviços , como a Automax! Por isso, Fale agora mesmo com os nossos consultores de vendas e tire todas as suas dúvidas sobre o procedimento!

Automax é a concessionária Fiat mais premiada no Brasil! Há mais de 40 anos em Belo Horizonte, destacando-se pela inovação, pela excelência de atendimento e busca constante na qualidade interna e externa.

Banner para o blog da Automax