Isofix: entenda o que é e como funciona esse sistema de segurança

O isofix é um sistema veicular que garante mais segurança para as crianças e tranquilidade para os papais e mamães motoristas.

A sua importância é tão grande que a legislação brasileira tornou o item obrigatório nos veículos produzidos a partir de 2020. 

Mas porque o isofix é mais seguro que o sistema tradicional? É o que vamos descobrir no texto de hoje do blog da Automax!

O que é isofix? 

Isofix é um sistema internacional de fixação de cadeirinhas infantis e bebê conforto em veículos.

De uma maneira geral, o sistema opera por meio de pontos na parte traseira da cadeira da criança que se encaixam diretamente na carroceria do carro.

Dessa forma, ele tornou-se referência mundial ao oferecer mais estabilidade e segurança para os pequenos passageiros do automóvel.

Ao mesmo tempo, os pontos isofix eliminam a necessidade de usar os cintos de segurança para adultos e, assim, garantem mais praticidade na instalação e confiança para os motoristas. 

A importância do sistema de segurança para as crianças

 

Conforme a Resolução nº 518/2015 do CONTRAN, o uso do isofix tornou-se obrigatório desde 2018 para os novos veículos fabricados. 

No entanto, para os modelos já existentes, a obrigatoriedade começou a ser válida em 2020.

Por isso, é comum que os modelos mais antigos não tenham o suporte necessário para conectar as cadeirinhas infantis.

Mas para as mamães e papais motoristas, o sistema é um ponto de destaque na hora de escolher um novo veículo. 

Afinal, a obrigatoriedade da cadeirinha e do cinto de segurança está na Resolução nº 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), também conhecida como a Lei da Cadeirinha.

De acordo com dados divulgados na Agência Brasil, de 2010, data de vigência da resolução do Contran, até 2017, a queda no número de óbitos no local do acidente de trânsito foi de 19%.

Ainda segundo a legislação, é obrigatório que crianças menores de 10 anos sejam transportadas nos bancos traseiros dos veículos usando individualmente cinto de segurança.

Confira os dispositivos recomendados para cada idade de acordo com a resolução:

  • Até um ano: bebê conforto;
  • Um a quatro anos: cadeirinha;
  • Quatro a sete e meio anos: assento de elevação;
  • Sete e meio a dez anos: cinto de segurança no banco traseiro;
  • Após dez anos: já pode ser transportada no banco dianteiro, sempre com cinto de segurança.

Antes de comprar o equipamento de retenção adequado com isofix, é importante conferir se o seu carro é compatível.

Para isso, basta verificar se há uma etiqueta indicando o local do sistema de segurança nos dois cantos do banco traseiro ou consultar o manual do veículo.

Como funciona o sistema isofix? 

Os veículos mais recentes possuem dois conectores na parte de trás do assento que são enganchados ou fixados em pequenas barras de metal fixadas ao chassi.

Em sua maioria, os pontos isofix ficam localizados onde o encosto do banco traseiro encontra a almofada do assento.

Logo, para instalar o equipamento de retenção das crianças, basta pressionar em direção às ancoragens do sistema de segurança no carro. Um pequeno clique indica que o sistema foi encaixado com precisão! 

Existe mais de um tipo de isofix no mercado? 

Sim! Em suma, alguns modelos se conectam com dois pontos e outros com três pontos e têm amarras adicionais.

A fim de garantir mais segurança e conforto para os pequenos, os sistemas mais recentes têm pontos de fixação adicionais acima ou atrás do assento, conhecidos como Top Tether.

Do mesmo modo, novos modelos de assentos de retenção vêm com uma base para dentro do carro que usa uma perna de apoio fixada no chão do veículo, conhecida como haste de suporte.

Para utilizar esse modelo de ancoragem, verifique se o piso de seu carro conta com um compartimento de armazenamento no chão

Dessa forma, as fixações adicionais evitam a inclinação e a rotação do assento infantil. 

 Acessórios de carro: conheça 10 itens para incrementar o seu veículo

Cuidado com a sua segurança é na Automax Fiat! 

Agora que você conhece tudo sobre o isofix, fique atento aos pontos de ancoragem no seu veículo e nos assentos de retenção infantil.

Como citamos anteriormente, a obrigação dos pontos é uma resolução relativamente recente e, por isso, alguns veículos não possuem o sistema que é referência mundial em segurança. 

No entanto, para as famílias repletas de alegria e diversão das crianças, recomendamos que na hora de trocar o seu veículo, você selecione entre os tipos de carro aquele que oferece mais conforto e confiança para você e os pequenos viajantes.

Se precisar de uma mãozinha para selecionar o modelo que combine com as suas necessidades e ainda aproveitar as melhores condições, conte com a gente! 

Somos uma das concessionárias Fiat de maior tradição do Brasil, destacando-se pela inovação, excelência de atendimento e busca constante na qualidade interna e externa.

Fale com o WhatsApp da Automax