Funilaria automotiva: o que é, como funciona e dicas ao solicitar o serviço

funilaria-automotiva

Close-up of spray gun with red paint painting a car in special booth

Os motoristas de longa data com certeza já precisaram desamassar alguma parte do seu veículo ou pintar um possível arranhão na carroceria. Se você procurou a ajuda de uma oficina, então você já conhece a funilaria automotiva.

Também conhecido como o tradicional serviço de lanternagem e pintura, o serviço faz a manutenção da parte física e estética da carroceria, que pode ser danificada por batidas, colisões, chuva de granizo, entre outros. 

Um serviço muito importante para os apaixonado por carros como nós! Por isso, no texto de hoje, preparamos um guia completo para você entender tudo sobre funilaria automotiva. Confira com a gente!


O que é funilaria automotiva? 

Em resumo, a funilaria automotiva trata-se dos reparos na parte da carroceria dos automóveis. 

Os especialistas em funilaria consertam, restauram, dão novo acabamento e substituem carrocerias e quadros de veículos, para-brisas e até vidros de janela.

Assim, o reparador de carrocerias vai poder te ajudar a recuperar peças danificadas e, caso não haja conserto, substituir a mesma. 

 

Como funciona a funilaria automotiva? 

Em sua maioria, os técnicos de reparo trabalham de forma autônoma e atuam em oficinas mecânicas com o serviço de funilaria junto a manutenção do motor e da parte elétrica do carro.

Ao passo que em grandes oficinas, é comum a abordagem de linha de montagem e em equipe, onde cada técnico é responsável por um reparo especializado:

  • Reparadores de carrocerias – atuam geralmente em reparos de colisões, endireitam painéis de metal, removem amassados ​​e substituem peças que não podem ser consertadas.
  • Pintores – o trabalho dos pintores automotivos começa logo após a manutenção das peças para que o carro tenha aparência de novo. Inclusive, o serviço exige extremo cuidado, uma vez que o tom e a cor precisam ser idênticos ao do veículo.
  • Instaladores de vidros automotivos – removem e substituem os para-brisas e vidros das janelas quebrados, rachados ou furados. Além disso, realizam testes de segurança para garantir a qualidade dos novos vidros instalados.

Conheça dicas importantes para a manutenção e conservação do seu veículo

 

Diferença entre oficina mecânica e funilaria automotiva

Para simplificar drasticamente, a mecânica do veículo é dividida em duas partes básicas: o motor, responsável pela força necessária para o veículo se locomover, e a carroceria, que mantém o motor e os demais componentes do automóvel.  

Dessa forma, a oficina mecânica normal consertará componentes do motor e peças relacionadas que se desgastam com o tempo de direção.

Por exemplo, você levaria seu carro a uma oficina mecânica para trocar o óleo, consertar uma luz traseira apagada ou verificar um barulho ao pisar no freio.

Enquanto, uma oficina de funilaria conserta a carroceria: para-brisa, janelas, teto, portas, para-choques, capô, porta-malas, etc. 

Em outras palavras, todos os cuidados com o “casco” do carro são tratados pela equipe de lanternagem especializada. 

 

Dicas para garantir a qualidade do serviço

Apesar de estarmos sempre interessados em saber mais sobre o nosso carro, avaliar o serviço de funilaria automotiva é tão preciso que pode confundir os mais apegados motoristas. 

Ao mesmo tempo, muitos motoristas não entendem tanto sobre a mecânica do veículo e a avaliação dos serviços mecânicos torna-se ainda mais difícil. 

Para te ajudar, listamos alguns pontos essenciais para cuidar das necessidades do seu veículo: 

 

1. Avaliação de diagnóstico

A princípio, os especialistas realizam uma análise técnica dos danos sofridos pelo carro. 

Dessa forma, antes mesmo de iniciar o serviço de manutenção, o técnico de reparação deve ter em mãos todos os pontos de reparo antes de devolver o veículo.

 

2. Certifique-se da qualidade da oficina

É certo que ninguém espera utilizar os serviços de lanternagem no dia a dia. 

Assim, os motoristas têm o hábito de procurar recomendações do serviço com amigos, familiares, entre outros. 

No entanto, cuide da qualidade do trabalho oferecido. Uma equipe de técnicos especialistas têm a capacidade técnica para realizar os reparos de forma precisa.

Só para exemplificar, a equipe técnica da concessionária consegue reproduzir a pintura do veículo em uma peça danificada com perfeição, uma vez que tem o manual de qualidade da marca como guia.

 

3. Revisão e cuidado na entrega do veículo

Por fim, com a avaliação de diagnóstico em mãos, a equipe da oficina faz sua própria inspeção visual e operacional do veículo.

Desse modo, eles garantem a qualidade do serviço e reforçam a segurança do motorista e seus passageiros. 

Ao mesmo tempo, antes de entregar o veículo, a oficina deve limpar o carro para que o proprietário possa fazer a sua própria inspeção de qualidade.

Inclusive, nos casos de pintura automotiva, o recomendado é inspecionar o carro à luz do dia para checar corretamente quaisquer riscos, manchas de sujeira na pintura, bolhas e se a pintura é idêntica a de fábrica.

 

Cuidados com o carro com excelência é na Automax Fiat! 

Agora que você conhece tudo sobre a funilaria automotiva, fique atento aos cuidados com a carroceria do seu veículo e, caso haja necessidade, conte com o apoio de uma oficina especializada.

Como dito anteriormente, as concessionárias destacam-se, principalmente, no cuidado com a pintura do seu veículo, mantendo as cores e o visual da fábrica.

Por isso, conte com a inovação, excelência de atendimento e busca constante na qualidade interna e externa da Automax Fiat

Há mais de 40 anos em Belo Horizonte, nossa equipe de especialistas está à disposição para te ajudar com mais bem-estar e conforto para a sua vida com um Fiat novinho na garagem.

Fale com a gente pelo WhatsApp!