Garantia de automóveis: como funciona e em que situações ela deixa de valer

A garantia de automóveis é um assunto muito popular entre os motoristas, uma vez que os carros representam um item emocional e, claro, de grande valor financeiro para cada um.

Dessa forma, a garantia de carro traz mais tranquilidade e proteção contra taxas de reparo em casos de defeitos que surgiram logo após a compra.

Apesar disso, os motoristas precisam ficar atentos a alguns aspectos para não perder esse “benefício” e ter que arcar com os custos do próprio bolso. 

Para te ajudar, preparamos este artigo especial para o blog da Automax nos seguintes pontos: 

  • Como funciona a garantia de automóveis?
  • A garantia de automóveis é válida para seminovos?
  • Em que situações a garantia de automóveis deixa de valer? 
  • Conte com a excelência da Automax Fiat! 

Como funciona a garantia de automóveis? 

Em suma, a garantia de veículo é um contrato entre o fabricante do modelo e o motorista, que espera tranquilidade e segurança ao comprar um carro 0 KM. 

Assim, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece a garantia legal – ou seja, com respaldo da lei – por 90 dias para bens duráveis, como os automóveis.

Desde já, vale destacar que o início de vigência do prazo da garantia é a partir da entrega ao consumidor final e não a data da emissão da nota fiscal. 

Ao mesmo tempo, existem outras modalidades de garantia que asseguram a excelência, confiabilidade e vida útil do veículo:

Garantia Contratual

Em suma, a garantia contratual é acrescida por parte da empresa como forma de oferecer mais apoio e benefício para o consumidor.

Em outras palavras, a garantia contratual não é obrigatória. 

No entanto, o CDC prevê que a garantia contratual é complementar à garantia legal.

Só para exemplificar, vamos imaginar um produto com as seguintes garantias: 

Legal – 90 dias + Contratual – 90 dias

Logo, o veículo está assegurado por 180 dias, ou 6 meses, ao todo.

Para os Fiat Lovers, a montadora italiana disponibiliza o Livreto de Garantia, um documento muito importante para as indicações de manutenção do seu carro e informações sobre as garantias do veículo.

Garantia Estendida

Entre as principais modalidades, a garantia estendida é a única que funciona como um plano opcional para os motoristas. 

Dessa forma, ela auxilia nos custos de certos reparos que seu veículo pode precisar, principalmente após o fim das duas garantias citadas anteriormente. 

Na maioria dos casos, a garantia estendida começa quando a garantia do fabricante expira, mas às vezes as duas se sobrepõem.

Além disso, os planos de garantia adicional não cobrem todos os serviços disponíveis na garantia legal e contratual.

Por isso, é muito importante contar com o apoio de uma equipe especializada e ética para te ajudar a entender cada letrinha do contrato. 

A garantia de automóveis vale para seminovos? 

Visto que os carros novos contam com as garantias de fábrica, uma dúvida muito comum entre os motoristas é se existe garantia de carro seminovo.

Isso porque, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), nos primeiros sete meses de 2021, a venda de veículos usados e seminovos em Minas Gerais aumentou em 38,2%.

Assim sendo, é importante verificar se a garantia de fábrica do modelo interessado ainda está válida.

Entretanto, mesmo nas negociações de carros seminovos, a loja, concessionária ou representante é obrigada a oferecer a garantia legal do produto, conforme regras do CDC.

Além disso, é possível contratar planos de garantia estendida para os seminovos, bem como o seguro veicular para garantir maior segurança nos seus caminhos. 

Conheça aqui o catálogo de seminovos.

Em que situações a garantia de automóveis deixa de valer? 

"<yoastmark

Desgastes habituais

A princípio, algumas partes do carro desgastam-se regularmente conforme o uso. 

Desse modo, a garantia do carro só cobre a substituição de peças desgastadas antes do previsto

Por exemplo, é normal substituir as pastilhas de freio entre 5 mil e 10 mil quilômetros rodados. 

Logo, caso perceba o desgaste dentro dessa quilometragem, a garantia de veículo não cobrirá o custo.

No entanto, se a peça está batida com 2.000 quilômetros rodados, a garantia cobrirá o custo das novas pastilhas e o custo para descobrir qual parte do sistema de freio está com defeito.

Realizar a manutenção do veículo fora de uma oficina credenciada

Sabemos que muitos motoristas contam com o apoio de um mecânico de confiança durante anos e, assim, optam em realizar os reparos com eles. 

Vamos supor que o profissional técnico utilize uma peça paralela à original ou realize uma manutenção fora dos padrões de manual da marca.

Essas atitudes podem levar a um problema ainda maior do que o anterior e, por isso, a garantia de automóveis torna-se inválida.

Roubo ou mau uso

Em suma, a garantia de carro não funciona como um seguro veicular. 

Enquanto a garantia assegura a qualidade e pleno funcionamento dos sistemas, peças e funcionalidades do veículo, os seguros protegem não apenas os veículos, mas motoristas, passageiros e terceiros envolvidos.

As coberturas de seguro levam em consideração:

  • roubos;
  • furtos;
  • acidentes;
  • desastres naturais;
  • manutenções;
  • outros fatores que afetam o carro e a vida do condutor.

Em contrapartida, a garantia de automóveis não cobre as manutenções de rotina e outras ações ocasionadas pelo mau uso ou situações anormais. 

Só para exemplificar, caso o motorista carregue mais peso do que o carro suporte e danifique uma peça ou cause um acidente, somente o seguro do veículo deve ser acionado.

Ao mesmo tempo, não cumprir o cronograma de manutenção recomendado pelo fabricante e os avisos de recall anulam a garantia do carro.

Recall

Quando um fabricante fica sabendo de um defeito de segurança em um veículo ou em um lote de itens específicos, a lei federal exige que ele emita um pedido de recall, entre em contato com todos os proprietários e conserte o problema gratuitamente.

Assim, os reparos de recall são sempre gratuitos e nunca expiram. 

Entretanto, caso um motorista não atenda o recall e sofra consequências posteriormente, a concessionária ou empresa responsável pode exigir que o reparo total não seja coberto pela garantia.

Conte com a excelência da Automax Fiat! 

Conseguiu entender como funciona a garantia de automóveis e quais os cuidados que ela exige do motorista? 

Portanto, se você comprou ou está pensando em comprar um carro novo ou seminovo, fique atento à garantia e conte com apoio durante o processo.

Com um atendimento de excelência e serviços reconhecidos pela sua extrema qualidade, a equipe de especialistas da Automax Fiat está à disposição para ajudar você e o seu veículo.

Fale com o WhatsApp da Automax