Como limpar o carro por dentro? Dicas eficientes de higienização

Como limpar o carro por dentro

Todo aficionado por carros tem o maior cuidado na hora de fazer a limpeza de seu veículo. Há sempre capricho com a pintura da lataria e, até mesmo, com a estética dos pneus. Mas, vale destacar que também é muito importante limpar o carro por dentro, muito mais do que por beleza. 

O interior do carro é um local em que as pessoas podem passar muitas horas, acumulando todo tipo de sujeira. Dessa forma, é muito importante higienizar as áreas de maior contato, como volante, marcha e, sobretudo, os bancos. No entanto, a forma correta de se fazer isso pode causar muitas dúvidas. Então, confira agora como limpar o carro por dentro. 

 

Passo a passo para limpar o carro por dentro 

Higienizando o teto 

O primeiro passo é tirar a poeira. Para isso, utilize uma escova macia seca ou um pano limpo seco. Passe por toda a extensão do teto do carro. 

Depois disso, faça uma mistura de detergente neutro, desinfetante e água. Utilize um borrifador para aplicar. Passe um pano para finalizar. 

 

Painel 

Como limpar o carro por dentro

Essa é a parte do veículo que mais recebe o contato das mãos do condutor e seus passageiros. Por isso, deve ser higienizada com especial cuidado. Mas, vale destacar que, muitos componentes elétricos ficam localizados no painel. Por isso é importante ter atenção aos produtos utilizados para fazer a limpeza.

Opte por um pano úmido com detergente neutro, assim garante que nada será danificado. 

Leia também: Quando trocar os pneus do carro?

 

Estofado

Como limpar o carro por dentro

A maior parte do espaço interno do carro é composto pelos estofados, eles também são a parte que precisam de maior cuidado no momento de fazer a limpeza. Isso porque a espuma de compõe os acentos pode absorver o produto de limpeza, se usado em excesso. 

No entanto, apesar do cuidado redobrado, o procedimento a ser seguido é similar ao do teto. Deve-se aspirar os bancos, depois colocar no borrifador uma mistura de água com sabão neutro e finalizar com um pano seco.

 

  • Bancos de couro

Limpar bancos de couro

 

Os bancos de couro são muito mais práticos de se limpar e neles não se deve utilizar nenhum tipo de material de limpeza. Caso contrário, podem aparecer manchas indesejadas. Opte apenas por um pano úmido. 

 

Tapetes e carpete

Limpar tapetes e carpete

Os tapetes devem ser retirados do veículo para a devida higienização. Se forem de borracha podem ser lavados com água e sabão. Tapetes de tecido devem ser aspirados e receber apenas a mistura do borrifador e, assim como no teto e o estofado, a finalização é com um pano seco. 

Já no caso dos carpetes, a higienização é mais detalhada. Comece aspirando todo o carpete, não se esqueça da região embaixo dos bancos dianteiros e também a dos pedais. 

Para a limpeza deve-se utilizar um produto específico para a higienização de carpetes, você encontra isso em lojas automotivas. Passe o produto por todo o carpete, deixe agir por 10 minutos. 

Depois disso, passe a escova em movimentos circulares, sobretudo em locais em que há sujeira aparente. Para finalizar passe um pano úmido até que todo o material tenha sido retirado. Por fim, deixe o carpete secar.

Lembre-se de colocar os tapetes dentro do veículo novamente quando o carpete e os tapetes estiverem completamente secos. 

 

Vidros

Como limpar o carro por dentro

Para os vidros também dê preferência para a limpeza com produtos específicos. Passar outros tipos de materiais pode danificar os vidros e, até mesmo, tornar a direção perigosa, ao criar manchas que podem impedir a visibilidade, sobretudo no momento de pegar vias a noite. 

Lembre-se de limpar os vidros com uma maior frequência, ao menos uma vez por semana, já que é uma parte que suja com maior frequência e contribui para a visibilidade do condutor. 

 

#Extra: cuidado com o silicone

O painel do carro é composto por muitas peças em plástico. Por isso, os proprietários costumam passar silicone nessa região. Mas, atenção! O material não deve ser utilizado no volante, e alavanca de câmbio para não tornar as regiões escorregadias e prejudicar os movimentos na hora de guiar o veículo. 

Agora você já sabe tudo sobre como limpar o carro por dentro. Não descuide da manutenção do veículo para sua segurança e nem dessa limpeza periódica. Vale destacar que, o veículo com o interior bem cuidado tem um melhor valor de revenda. 

Material Gratuito: manual do consórcio

Ajuda? Chat via WhatsApp