IPVA 2020: como consultar, valores e quando pagar o imposto

IPVA 2020

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, IPVA 2020, é uma taxação anual cobrada pelo estado. O seu recolhimento tem o principal objetivo de fazer melhorias constantes em estradas e rodovias. Ou seja, o dinheiro é convertido em benefícios para os motoristas, para garantir a segurança e o bem-estar de quem está no trânsito diariamente. 

Você já começou a se organizar financeiramente para pagar o seu IPVA 2020? Confira agora como consultar seus valores e prazos de pagamentos. 

Desde 13 de janeiro até 19 de março, a escala para pagamentos está aberta. O desconto aplicado para cota única foi encerrado no primeiro mês do ano. Dessa forma, o que ainda pode ser feito é o pagamento em parcelas. 

Onde a verba é investida?

De toda a verba arrecadada, 20% é destinada para o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). 

Os 80% remanescentes são distribuídos: 50% para o Estado e os outros 50% para o município no qual o veículo foi registrado. Sendo esses direcionamentos os que incidem diretamente em benefício daqueles que trafegam pelas vias do Brasil e suas respectivas cidades. 

Quando pagar?

Já não há mais tempo para aproveitar o desconto da cota única. Então, atente-se para pagar as parcelas em dia. Vale destacar que, o vencimento varia de acordo com o final da placa do veículo. Confira abaixo na tabela:

IPVA 2020

Onde pagar? 

O pagamento do imposto pode ser feito em agências bancárias, terminais de autoatendimento ou ainda pelo internet banking. Com o número de Renavam em mãos pode-se fazer isso, ou ainda por meio da emissão de boleto, aqui

Atenção, quem não pagar o IPVA 2020 nos dias de vencimento, terá acrescida uma multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora, com base na taxa Selic. Além disso, depois dos 60 dias, o percentual da multa é fixado em 20% sobre o valor do IPVA.

E se eu não pagar?

Caso o PIVA 2020 não seja pago, a multa passa a ser de 40% sobre o valor do imposto referente ao veículo. Além disso, o carro ainda pode ser apreendido, com multa aplicada por autoridade de trânsito e perda de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). 

Além disso, o não pagamento no IPVA 2020 impede que o motorista fique em dia com as outras obrigações em relação ao carro. Por exemplo, o licenciamento anual do veículo só pode ser feito após o pagamento desse imposto. Vale destacar que, é por meio desse licenciamento que o carro está apto para circular legalmente nas ruas. 

Valor do IPVA

O preço do imposto varia de acordo com certas características do próprio veículo. 

1- Tipo de veículo;

2- Porte do veículo;

3- Ano de fabricação;

4- Localização.

Todos os anos os valores são ajustados. Visto que quanto mais antigo o carro, menor o valor cobrado no IPVA. Além disso, os preços também variam de estado para estado. Para conferir o valor que o seu veículo deve pagar de IPVA 2020 você pode acessar o portal do Detran da sua própria região.

Não esqueça de pagar o seu IPVA 2020

00Agora que você já sabe todos os detalhes do IPVA 2020, como valor, prazos e implicações legais em seu não pagamento, não deixe de cumprir a sua obrigação, fique em dia com os impostos. Dessa forma, você garante seus direitos enquanto condutor de veículo. O imposto é a taxa que assegura as boas condições de vias e melhorias constantes em infraestrutura de cada região. 

Ajuda? Chat via WhatsApp