Pastilhas de freio: como identificar e evitar os desgastes?

Como você deve imaginar, as pastilhas de freios fazem parte do sistema responsável pelas drenagens de modo seguro.

À medida que usamos os freios em nosso dia a dia, as pastilhas se desgastam lentamente e tornam a eficácia do sistema menor.

Só para exemplificar, em algum momento você estava dirigindo e, ao pisar no freio, sentiu o carro demorar um pouco para frear totalmente? Ao visitar uma oficina, o mecânico provavelmente apontou o desgaste nas pastilhas de freio como a causa.

Isso porque os sinais de problemas no sistema de freios são de fácil identificação e devem ser observados com muita atenção! Uma vez que dizem respeito a segurança do motorista, passageiros e pedestres.

Para te ajudar, elencamos neste texto os principais sinais de desgaste nas pastilhas de freio e também como evitá-los. Acompanhe com a gente!

 

Principais sinais de desgaste nas pastilhas de freio?

 

Os motoristas sabem que os automóveis praticamente conversam com a gente. Dessa forma, os principais indícios de que o sistema de freio precisa de atenção são facilmente detectáveis para os donos.

No entanto, recomendamos que os motoristas busquem o apoio de uma oficina especializada e não tentem realizar os reparos sozinhos.

Dito isso, observe o seu carro em um dia de uso e fique atento aos seguintes sinais:

 

Perda de eficiência ao frear

Conforme usamos os veículos em nossa rotina é normal que algumas peças sofram desgastes e, consequentemente, percam eficiência.

Por outro lado, os pequenos problemas em um veículo podem ocasionar danos a outras peças e sistemas.

Com isso em mente, os donos de veículos devem ficar atentos a, quando mesmo sem exigir muito dos freios, ele não responda corretamente. Além da perda de eficácia, as falhas podem causar acidentes mais graves.


Ruídos

Primeiramente, é preciso dizer que nem todo o ruído é proveniente de um desgaste nas pastilhas de freio. Muitas vezes o problema pode estar até mesmo no motor.

Mas se você não realizou a manutenção dos freios recentemente e começou a fazer barulhos especificamente na hora de frear, então o problema pode ser um sinal de desgaste na pastilha de freios.

 

Luzes no Painel

Viu? Realmente o carro conversa com a gente e o painel é a maior prova disso!

Em modelos mais recentes, a pastilha de freio vem acoplada com um fio que sinaliza para o dono do veículo que as pastilhas precisam ser trocadas.

Assim, quando as pastilhas chegam ao “final” o motorista é avisado com uma luz amarela no ícone de problemas de freio do painel.


Como evitar os desgastes nos freios?

  

Ao longo do texto você deve ter percebido que o desgaste nas pastilhas de freio é inevitável.

Por isso, o recomendado é realizar a revisão no veículo entre 5 mil e 10 mil quilômetros rodados

No entanto, com algumas dicas simples você aumenta a vida útil das suas peças e garante mais segurança para toda a família. Confira:

 

Evite forçar os freios na ladeira

Ao utilizar os freios em descidas você causa superaquecimento no sistema de freios, tanto na pastilha quanto no disco. Isso faz com que o desgaste nas peças seja alto.

Assim, sempre que estiver descendo uma ladeira, lembre-se de utilizar o freio do motor com o carro engrenado.

 

Cuide para não frear de forma repentina

Alguns motoristas têm o hábito de acionar o freio em cima da faixa, ou de outro carro, e parar o veículo de maneira brusca.

Além de causar danos ao sistema de freios, essa atitude pode danificar todo o carro e coloca em risco a integridade de outras pessoas.

Os carros são desenvolvidos para o conforto e segurança de todos. O sistema de freios foi pensado para funcionar de maneira leve e sem exigir demais dos freios.

 

Atente-se ao sobrepeso

A pastilha de freios e o disco são responsáveis por segurar todo o peso do veículo e de seus passageiros.

Nessa lógica, ao sobrecarregar o veículo, automaticamente, o sistema terá mais peso para absorver.

Em casos extremos, as pastilhas de freios e o disco podem não suportar toda a carga e falhar totalmente, causando sérios problemas.

 

Faça a sua revisão com a Automax e leve mais segurança para o seu caminho!

 

Para que toda a família possa curtir a estrada em segurança, a revisão e manutenção dos sistemas de freios é a melhor recomendação.

Ao identificar um dos sinais de problemas em suas pastilhas de freio, não perca tempo em agendar sua revisão com a Automax

Com um atendimento de excelência e serviços reconhecidos pela sua extrema qualidade, nossa equipe de especialistas está à disposição para ajudar você e o seu veículo. Converse com a gente pelo WhatsApp!

Ajuda? Chat via WhatsApp