Motor turbo ou aspirado: como escolher o modelo mais adequado para seu uso

Quando o assunto é escolher um novo veículo, muitos fatores entram em questão: qual é o melhor modelo, o melhor motor, potência… hoje, nós vamos falar sobre uma das principais dúvidas na hora da compra do carro: motor turbo ou aspirado?

Então, se você tem alguma dúvida ou realmente não sabe qual motor é mais adequado para o seu bolso e perfil de uso, então este artigo foi feito para você!

Aqui, vamos conversar sobre a diferença entre turbo e aspirado e conferir as principais vantagens e desvantagens de cada modelo. 

Curtiu? Então, continue a leitura e fique por dentro do assunto!

 

O que é motor aspirado?

O primeiro modelo que vamos apresentar para você é o motor aspirado. 

Basicamente, a principal característica desse motor é que a admissão do ar é realizada de maneira totalmente natural. Isto é, dentro do cilindro, o ar atmosférico é misturado com o combustível e a mistura é inflamada com o uso de uma vela (gasolina ou etanol) ou por meio da variação da pressão na câmara de combustão (diesel). 

Esse processo, então, resulta na sensação de progressão contínua do funcionamento do veículo.

 

O que é motor turbo?

O conceito do motor turbo é bastante antigo, tendo sido inventado em 1905 pelo suíco Alfred Büchi. Contudo, foi somente nos últimos anos que esse modelo se popularizou no país, principalmente por conta das suas regras atuais de emissões de poluentes.

No geral, o princípio de funcionamento do motor turbo é o mesmo do motor aspirado. A grande diferença está na forma de admissão do ar dentro dos cilindros.

Com o objetivo de aumentar a pressão na câmara de combustão, são utilizados um ou mais turbocompressores, movimentados pelos gases de escape e que forçam a admissão do ar dentro do cilindro e, consequentemente, pressões superiores às da atmosfera.

Com o avanço da tecnologia, hoje é possível produzir, por exemplo, motores 1.0 que desenvolvem a mesma potência que um 1.6, variando a potência desse motor.

 

Diferença entre eles

Como você leu anteriormente, o motor turbo possui mais exigências em seus componentes e, por conta desse fator, muitas pessoas acreditam que ele dura menos que o motor aspirado. Afinal, qual é a melhor opção para o seu veículo?

Hoje, foi comprovado cientificamente que a ideia acima está errada. O motor turbo é projetado para atender os mesmos requisitos de durabilidade que um motor de aspiração natural.

Contudo, justamente por exigir muito mais que um motor aspirado, a manutenção do motor turbo é mais cara, resultando em custos de revisão mais elevados.

No mercado de seminovos, por exemplo, os veículos com motor turbo exigem uma análise mais aprofundada do consumidor em relação à manutenção e do uso que o veículo teve.

Em resumo, o motor turbo e o motor aspirado são opções igualmente viáveis na hora da compra do carro novo ou seminovo. O que vai decidir a compra serão os tipos de atributos que melhor se enquadram no seu dia a dia, principalmente o valor final do veículo e a potência do motor que a sua rotina exige.

 

Conte com a Automax para te manter informado sobre os veículos!

Neste artigo, ficou clara a diferença entre o motor turbo e aspirado. A definição de qual o modelo ideal, contudo, varia muito de acordo com o perfil do motorista. 

Quer ficar por dentro das novidades e ter mais dicas para a segurança e eficiência do seu veículo? Continue acompanhando nosso blog!

Se este artigo foi útil para você, compartilhe-o em suas redes sociais!