Manutenção de freios saiba como e quando fazer

A manutenção de freios é a melhor forma de garantir uma direção segura e mais tranquilidade para motoristas e pedestres. 

Afinal, o sistema de frenagem está na linha de frente em situações inesperadas, como uma parada rápida, e nas mais corriqueiras, como a descida em um aclive. 

Sob esse ponto de vista, você sabe quando fazer a manutenção dos freios? Qual foi a última vez que levou seu carro a uma oficina especializada? 

Para te ajudar a observar o sistema de frenagem com mais atenção, no texto de hoje do blog da Automax vamos falar sobre os seguintes pontos:

  • A importância da manutenção de freios automotivos
  • Quando fazer a manutenção dos freios? 
  • 3 sinais comuns de que está na hora de fazer a manutenção de freios

Acompanhe com a gente!

A importância da manutenção de freios automotivos

Acima de tudo, os freios são um dos pontos fundamentais em relação a segurança do veículo. 

A manutenção dos freios garante que as peças funcionem prontamente e sejam acionadas toda vez que o motorista pressionar o pedal do freio.

Do contrário seu carro simplesmente não consegue parar a tempo e, consequentemente, coloca a sua vida e a de outros motoristas em risco. 

Segundo levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF), de 2017 a 2019 mais de 12 mil acidentes de trânsito foram consequência de defeitos mecânicos.

Apesar disso, muitos condutores fazem a manutenção apenas quando os sinais de problema no carro são perceptíveis. 

No entanto, deixar a manutenção dos freios para o último momento pode custar caro! 

À medida que as pastilhas de freio e óleo desgastam gradualmente, esperar muito tempo para substituí-las, além do risco de acidentes, sobrecarrega outras partes do sistema de frenagem. 

Em outras palavras, o custo de uma peça e mão de obra pode transformar-se em um alto valor para a troca completa do sistema. 

Pastilhas de freio: como identificar e evitar os desgastes?

Quando fazer a manutenção dos freios? 

Agora que reforçamos a importância de realizar a manutenção dos freios, temos certeza que você não deixará a revisão do veículo para última hora. 

Nesse sentido, leve o carro em uma oficina especializada a cada seis meses ou a cada dez mil quilômetros rodados, o que for atingido primeiro. 

Uma vez que o sistema de frenagem tem componentes que se desgastam ao longo do tempo, é preciso ficar atento a sinais que indicam problemas antes do período mencionado acima. 

Vale destacar que a manutenção dos freios deve ser realizada apenas por uma equipe técnica, uma vez que a troca dos componentes é um processo complexo e que exige materiais específicos.

3 sinais comuns de que está na hora de fazer a manutenção de freios

O principal sinal que indica a necessidade de manutenção dos freios é a diminuição na frenagem.

O principal sinal que indica a necessidade de manutenção dos freios é a diminuição na frenagem.

Desde já, a demora na frenagem é o principal indício de que os freios do carro merecem atenção. 

Além disso, outros sinais indicam a necessidade de manutenção dos freios, são eles: 

Sons estranhos

Todo motorista sabe que os veículos “ conversam” com a gente e demonstram com sons e luzes possíveis problemas. 

Desse modo, um som agudo e estridente ao ligar o carro ou ao frear indica a necessidade de revisar as pastilhas de freio e o sistema de forma geral. 

Em seguida, um som de trituração ao pressionar o pedal do freio significa que o freio desgastado está rangendo contra outras partes do carro, danificando-o. 

Conforme citamos anteriormente, dirigir sob estas condições causa danos ao veículo e coloca em risco a sua segurança, bem como de outros motoristas e passageiros. 

Barulhos no carro: os 5 mais comuns e suas possíveis causas

Vibração ao frear

Em seguida, sentir uma vibração ou pulsação ao frear é outro exemplo de quando as pastilhas de freio estão ficando finas. 

Isso geralmente acontece quando os discos do freio ou os tambores (peças do sistema de frenagem) estão empenados, desgastados ou até mesmo fora dos padrões da montadora.

Assim sendo, vale levar o seu carro para fazer a manutenção dos freios o quanto antes com uma equipe técnica, certificada e de confiança.

Desviar a direção

Ao contrário do que muitos condutores acreditam, o veículo que “puxa” pode não ser um problema de alinhamento e balanceamento, mas, sim, dos freios.

De uma maneira geral, o desgaste faz com que a pinça – componente que movimenta as pastilhas de freio –  congele e desvie a direção ao frear. 

Além de ser um problema mecânico significativo, isso representa uma grande preocupação de segurança porque você não tem mais controle total sobre seu veículo.

BANNER COMPARATIVO PULSE X NIVUS

Faça a manutenção dos freios na Automax Fiat e viaje com mais segurança!

Para que toda a família possa curtir a estrada em segurança, a revisão e manutenção dos freios é a melhor recomendação.

Uma vez que o carro precisa de um funcionamento pleno de todos os sistemas para oferecer segurança e conforto, mantenha a revisão do seu veículo em dia, dirija com cuidado e garanta o seu bem-estar e dos demais condutores e pedestres.

Portanto, ao identificar um dos sinais listados acima ou qualquer diferença no seu carro, não perca tempo em agendar sua revisão com a Automax

Com um atendimento de excelência e serviços reconhecidos pela sua extrema qualidade, nossa equipe de especialistas está à disposição para ajudar você e o seu veículo

Clique no banner abaixo e converse com a gente pelo WhatsApp!

Fale com o WhatsApp da Automax