Como higienizar o carro em tempos de Coronavírus?

Como higienizar o carro

Neste período de pandemia a principal orientação é ficar em casa o quanto for possível. No entanto, se os deslocamentos forem inevitáveis, como uma ida ao mercado, ou desempenho de atividades essenciais, é importante conhecer medidas de higienização para o veículo que será usado nesse trajeto. Por isso, hoje apresentamos as orientações de como higienizar o carro em tempos de Coronavírus. 

Aqui no blog da Automax já falamos em detalhes como você deve limpar o seu carro por dentro, desde o teto, até os tapetes, bancos e vidros. Mas durante a pandemia é importante até mesmo diferenciar esses conceitos para garantir a proteção correta para você e os demais usuários do seu carro. Então, vamos lá:

 

  • Higienização: desinfecção, eliminação de micro-organismos vivos, como fungos, ácaros e bactérias existentes no ar, poluição e superfícies.
  • Limpeza: consiste na retirada da sujidade com água e produtos de limpeza com o objetivo de remover resíduos sólidos ou líquidos.

Sabendo agora que a higienização está atrelada a eliminação de vírus e bactérias, fazendo uma profunda desinfecção, vamos aos cuidados que você precisa ter para higienizar corretamente o seu carro e se proteger do Coronavírus: 

Higienização do carro sem mistérios 

Para começar é importante dizer que a higienização, embora deva ser feita periodicamente (de acordo com o uso do carro), não é complexa. O primeiro passo é limpar os principais pontos de contato do motorista: painel, volante, alavanca de câmbio e toda a superfície de plástico do estorno (isso inclui a maçaneta e a alça de teto). Além disso, os bancos também devem ser higienizados. 

Periodicidade

Para espantar mesmo o Coronavírus o ideal é que esse procedimento de higienização das superfícies de contato seja feito todas vezes que você entrar ou for sair do carro. Então, ande sempre com os produtos de limpeza à mão. Confira quais usar abaixo. 

Manual do Consórcio Automax

Produtos de limpeza

Sabemos que um grande aliado neste momento é o álcool 70%. No entanto, essa substância pode comprometer as peças do seu carro. Você pode substituí-lo, garantindo a proteção necessária, por uma mistura de água e sabão neutro. Então, deixe-a preparada em um borrifador dentro do automóvel, pronta para uso. 

Além disso, você deve completar a limpeza esfregando um pano macio de microfibra em todas as superfícies após borrifar a água com sabão. Isso porque o vírus também não resiste a esse atrito com o material sintético. 

Esse procedimento também é válido para o acento. A mistura de água e sabão vai evaporar rapidamente, não se preocupe. 

Leia também: Carro parado na quarentena? Confira 5 dicas para cuidar do seu veículo

Atenção:

É importante ter cuidado também para esvaziar a lixeira do veículo diariamente, sobretudo quando ela conta com lenços de papel utilizado ao longo do trajeto nos olhos, nariz ou boca. 

Além disso, vale lembrar que, mesmo com toda a higienização você não deve tocar o seu rosto enquanto estiver no carro. Isso porque suas roupas e outras partes do corpo podem estar contaminadas do ambiente externo. 

O ar condicionado 

Como tem orientado especialistas, em tempos de coronavírus é importante deixar de lado o uso do ar condicionado e ficar em ambientes com grande circulação de ar. O mesmo vale durante os trajetos em automóveis. Isso porque a proliferação das bactérias e fungos ocorre no filtro de ar.

Vale destacar ainda que, independentemente de pandemia, é preciso fazer manutenções periódicas no sistema do ar condicionado, ao menos de seis em seis meses.  

Dica de ouro 

O ar condicionado está suspenso por hora, mas sabe o que ajuda e muito a eliminar os microorganismos, vírus e bactérias do carro? O ar quente! Então, cinco minutos antes de chegar em casa ligue-o em potência máxima. 

Agora você já conhece todos os passos de como higienizar o carro em tempos de Coronavírus. Lembre-se também de não descuidar do uso da máscara de proteção individual, que deve ser trocada de duas em duas horas, e do uso periódico do álcool em gel nas mãos. Todas essas medidas de higienização do carro são para proteger você e a sua família então, cuide-se! 

Serviços Automax

Ajuda? Chat via WhatsApp