Assistente de partida em rampa: o que é e como funciona?

Qual motorista nunca passou pela situação de se ver preso no trânsito, em uma subida muito íngreme e com outros veículos colados em sua traseira? Para quem começou a suar só de pensar, o assistente de partida em rampa veio como uma solução para oferecer mais confiança e tranquilidade a todos os donos de veículos.

A ferramenta também é conhecida como Hill Holder e é uma das novidades incorporadas em diversos modelos da FIAT! 

Agora, para que você entenda tudo sobre essa tecnologia pensada no seu bem-estar, escrevemos este texto. Acompanhe com a gente!

O que é o assistente de partida em rampa?

A princípio, o termo “Hill Holder” quer dizer “suporte de colina”, um resumo perfeito para esse sistema que visa oferecer maior apoio para os motoristas em aclives.

Basicamente, o recurso consiste no travamento automático dos freios quando o veículo está em um plano inclinado.

A partir disso, diversos sensores, como: inclinação, peso, velocidade das rodas do automóvel e torque, atuarão até você soltar os pedais de freio e acelerar para que ele libere o movimento do carro.

Mas como funciona o assistente de partida em rampa?

Vamos voltar à situação inicial do nosso texto: você está dirigindo um carro manual, sem nenhum recurso de estabilidade e controle de partida. Para sair com o automóvel precisará pisar na embreagem, engatar a primeira marcha, aliviar a embreagem suavemente até que sinta o carro ir para frente e, só então, tirar o pé do freio e acelerar.

Pode parecer fácil quando estamos dirigindo, mas toda essa rotina deixa motoristas, veteranos e novatos, com medo de o carro morrer ou até mesmo voltar para trás.

Dessa forma, o assistente de partida chega para revolucionar e atender um dos pedidos mais comuns entre motoristas de todo o mundo.

De modo geral, o recurso utiliza sensores de carroceria, de marcha e de força aplicada nas rodas para identificar a parada em um aclive. 

Em seguida, quando o condutor indica que irá arrancar com o carro, o sistema trava os freios por 3 segundos, em média, ao retirar o pé do pedal de freio para trocar para o pedal do acelerador. 

Com isso, é possível que o motorista saia com o carro sem o risco de voltar para trás e reter o trânsito. 

No entanto, deve-se ter atenção para que o tempo de ação não ultrapasse os 3 segundos. Se for impedido de dar a partida no veículo, volte a pisar no freio e o sistema Hill Holder “reiniciará”.

Conheça tudo que a Automax Fiat pode te oferecer!

Além de inovação, o assistente de partida em rampa oferece conforto e mais segurança nos seus caminhos.

Mas ainda tem mais benefícios! O sistema Hill Holder diminui o atrito constante da troca de embreagem e garante mais potência. 

Em outras palavras, evita o desgaste na embreagem do seu carro e ainda economiza combustível sem diminuir a eficácia.

Curtiu? Então garanta hoje mesmo o seu Fiat Zero com toda a comodidade e proteção do sistema Hill Holder na Automax

Com um atendimento de excelência e serviços reconhecidos pela sua extrema qualidade, nossa equipe de especialistas está à disposição para te ajudar durante toda a sua experiência com a Fiat, durante e após a venda. Converse com a gente pelo WhatsApp!

Ajuda? Chat via WhatsApp